Projetos de Extensão - Ciências Biológicas

Início > Cursos de Graduação > Ciências da Saúde > Ciências Biológicas > Projetos de Extensão - Ciências Biológicas
Atividades práticas docentes na formação continuada de professores para a rede pública de ensino.
Edital: 015/2013
Docente: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas
Data de início: 05/02/2014
Data de término: 01/12/2014
Local: Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

resumo:
A utilização de modelos dinâmicos e modernos de material didático para o ensino de Ciências e Biologia se faz necessária, frente a uma nova forma de aquisição de informações e formação de alunos. Dessa forma, professores devem manter-se continuamente atualizados com as novas mídias e como utilizá-las em seu cotidiano escolar. Além disso, a relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa demonstrar como a produção do material didático pode partir de resultados da pesquisa realizada no ensino superior, com baixo custo e muita integração professor/aluno/aprendizagem neste processo.
Uso de modelos taxidermizados de vertebrados no ensino de ciências e biologia
Edital: 015/2013
Docente: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas
Data de início: 05/02/2014
Data de término: 01/12/2014
Local: Este projeto será desenvolvido em escolas públicas e privadas de Ipatinga e região.

resumo:
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências e biologia a caracterização de animais vertebrados, que na maioria das vezes o aluno conhece apenas através de imagens em livros didáticos e∕ou internet, uma vez que há carência desse material didático nos laboratórios de muitas escolas. Portanto, o objetivo principal do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a demanda da ausência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do Unileste, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas e no laboratório de Zoologia de Cordados, através da orientação do professor coordenador do projeto. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório (práticas de taxidermia) e também a licenciatura (ministrando as aulas). Este projeto faz interfase entre extensão e pesquisa, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica através das intervenções extensionistas vinculadas a este projeto. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais vertebrados, mostrando as diferenças específicas entre os mesmos.
Verdades e mitos sobre o caramujo-africano e os organismos bioindicadores de qualidade de água
Edital: 015/2013
Docente: FLAVIA OLIVEIRA JUNQUEIRA
Curso: Ciências Biológicas
Data de início: 05/02/2014
Data de término: 01/12/2014
Local: Escolas da região do Vale do Aço, MG

resumo:
Os municípios que compõe a região do Vale do Aço, MG sofrem com problemas relacionados às questões ambientais. As causas destes problemas podem ser as construções de residências em encostas de morros, lixo e esgoto despejado nos cursos d’água. Desde modo, surge a necessidade de intervenções educativas no âmbito escolar, visando à conscientização da comunidade sobre o caramujo-africano e medidas corretas para o controle, bem como, a elucidação sobre a importância da preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Durante as coletas de projetos de pesquisa sobre os moluscos terrestres em Coronel Fabriciano e Ipatinga, os moradores mostravam-se interessados e curiosos, mas demonstram pouco ou errôneo conhecimento sobre este animal. O projeto tem por objetivo desenvolver palestras e atividades lúdicas para alunos das escolas da região do Vale do Aço para a conscientização e preservação dos recursos naturais visando promover melhoria na saúde da população e, consequentemente, na qualidade de vidas das pessoas. Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas irão ministrar palestras e atividades lúdicas para alunos das escolas da região. Os acadêmicos deverão levar conchas e espécimes vivos das espécies de moluscos terrestres que ocorrem no Vale do Aço, bem como, kits de identificação de bioindicadores de qualidade de água.
Vermicompostagem: uma estratégia para a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos em ambiente urbano
Edital: 015/2013
Docente: ANA PAULA DE ALMEIDA CAIXEIRO
Curso: Ciências Biológicas
Data de início: 05/02/2014
Data de término: 01/12/2014
Local: Campus Ipatinga, UnilesteMG e escolas da rede pública da Região do Vale do Aço, MG

resumo:
Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente, sendo compostos por uma fração orgânica que pesa em média 50%, da qual cerca de 1/3 é industrialmente reciclável. A vermicompostagem, representa uma forma sustentável e eficiente de reciclagem utilizando minhocas para a biotransformação destes resíduos orgânicos em húmus, podendo este ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O presente projeto tem como objetivos a capacitação de alunos como multiplicadores, atuando junto à comunidade informando sobre a possibilidade e importância de reciclar os resíduos orgânicos domiciliares através da vermicompostagem. Os alunos do UnilesteMG envolvidos no projeto passarão por um treinamento sobre a vermicompostagem no manejo de resíduos orgânicos urbanos, através do uso de apostilas e artigos. Serão elaboradas uma cartilha e material didático para as palestras, contendo informações sobre o uso de minhocas no manejo de resíduos sólidos orgânicos, objetivando uma abordagem mais didática sobre o tema. Seguindo estas etapas serão promovidas palestras educativas para estudantes da rede pública da Região do Vale do Aço, MG, ilustrando a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos e o potencial de manejo destes resíduos com a vermicompostagem.

 

 

NOTÍCIAS
© 2014 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500