,
SEJA BEM-VINDO(A)!

VESTIBULAR MATRÍCULA FORMATURA ENADE FIES COORDENAÇÃO DOCUMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO



Perguntas Frequentes

Início > Atendimento > Perguntas Frequentes

VESTIBULAR

  • Como mudar a opção de curso, após ter feito a inscrição?

O aluno deve procurar a Central de Atendimento para protocolar solicitação ou enviar um e-mail para copese@unileste.edu.br em tempo hábil, ou seja, até a alocação dos candidatos.

  • O Unileste utiliza o aproveitamento do ENEM?

Sim. Os candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio poderão optar pela nota do ENEM para dispensa das provas do processo seletivo. Os candidatos que optarem por esse aproveitamento, deverão fazer sua inscrição, emitir e quitar seu boleto bancário e informar à Comissão do Processo Seletivo (presencial, na Central de Atendimento, ou pelo e-mail copese@unileste.edu.br), até o dia determinado no edital do processo seletivo, sua pretensão pela vaga por meio dessa forma de ingresso. Necessário ter média acima de 450 pontos e não zerar a prova de redação. Serão destinadas três (3) vagas em cada curso para essa modalidade. O candidato não deverá comparecer às provas. Os três primeiros classificados ficarão com as vagas reservadas para essa modalidade.

  • Quais cursos estão sendo ofertados?

Os cursos ofertados no úlitmo vestibular podem ser identificados no edital do processo seletivo.

  • Quando irá acontecer?

As provas do vestibular serão realizadas em data e local divulgados no edital do processo seletivo.

  • Já sou formado, preciso prestar outro vestibular?

O Unileste aceita o ingresso de alunos graduados por meio da obtenção de novo título, mas é condicionado à vaga. Segue o link com os prazos e documentos necessários  - https://www.unilestemg.br/secretaria/obtencao-de-novo-titulo. Dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (31) 3846-5500.

MATRÍCULA

  • Onde fazer renovação da matrícula?

A renovação da matrícula é sempre realizada online, na página do Aluno Online, no site do Unileste. Segue o link com os procedimentos - https://www.unilestemg.br/matricula.

  • Qual o valor da mensalidade?

valores referentes ao semestre atual pode ser consultado no link https://www.unilestemg.br/servicos/documentos-oficiais/informativos ou na página específica de seu curso.

  • Onde conseguir a 2ª via do boleto da 1ª mensalidade?

O aluno pode emitir a segunda via do boleto no próprio Aluno Online ou, se preferir, deve procurar presencialmente a Central de Atendimento.

  • Qual o prazo da entrega de contrato dos veteranos?

O termo de adesão ao contrato tem que ser entregue semestralmente, conforme data definida no informativo / calendário de matrícula, junto a central de atendimento ao aluno.

  • Quais são as datas de renovação de matrícula? Se efetivar matricula na segunda data o numero de parcelas é reduzido?

As datas variam de acordo com o calendário de matrícula disponibilizado no site do Unileste. Conforme contrato de prestação de serviços, Clausula II, § 7º, “Para os alunos que se matricularem com o semestre letivo em curso, será mantida a divisão da semestralidade em 6 parcelas, porém o vencimento das parcelas que não se referem aos meses restantes para o término do semestre letivo em curso terão seu vencimento acumulado no mês de efetivação da matrícula.

  • Como é o processo de transferência de curso?

Todo pedido de transferência é condicionado à existência de vaga. É necessário realizar o pedido na Central de Atendimento durante o período estipulado em cada semestre, e aguardar o deferimento ou indeferimento da Instituição.

FORMATURA

  • Como verificar se meu nome consta na lista de formandos? Caso haja alguma pendência, o que devo fazer?

Entre em contato com a Central de Atendimento, presencialmente, ou pelo telefone (31) 3846-5500. Você receberá orientações sobre como proceder em caso de pendências. 

  • É possível solicitar o diploma antes da colação de grau?

Todo formando deve participar de uma das colações oferecidas pela Instituição, conforme norma, disponível no seu aluno on line e também na página do Unileste, para que possa requerer seus documentos de formado.

  • É obrigatório participar da colação?

Sim,  pois a não participação em uma das cerimônias de colação de grau oferecidas pela Instituição, restrita ou aberta a convidados, impossibilita o pedido e, consequentemente, a emissão dos documentos de colação de grau.

ENADE

Acesse a página: https://www.unilestemg.br/enade/.

COORDENAÇÃO

  • Em quais horários encontro a coordenação?

Em virtude de alguns cursos possuírem turmas em turnos diferentes, os coordenadores de curso possuem horários flexíveis. Ligue para a Secretaria de Cursos de Graduação do campus de Coronel Fabriciano no telefone (31) 3846-5606 ou para o campus de Ipatinga no telefone (31) 3846-5561 e informe-se. No site do Unileste, nas páginas de cada curso, você também encontra o e-mail de contato dos coordenadores.

DOCUMENTOS

  • Outra pessoa pode pedir e pegar documentos em meu nome?

Todos os documentos podem ser solicitados por terceiros, porém nem todos podem ser retirados pelos mesmos, exceto o diploma (somente o aluno pode requerer).

Exemplos de documentos que pode ser solicitados e retirados por terceiros, desde que o aluno autorize (a referida autorização pode ser por e-mail)  – histórico escolar, histórico comparativo, 2ª via de boleto, declaração de matricula, dentre outros.

Para melhores esclarecimentos sobre quais documentos podem ser solicitados e retirados por terceiros, favor consultar a Central de Atendimento do Unileste pelo telefone (31) 3846-5500.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

  • Qual o dia de início das aulas?

As datas variam de acordo com o curso escolhido. Por isso, no início de todos os semestres, os alunos matriculados são informados por e-mail sobre a data inicial das atividades de seu curso. A data inicial do curso também é publicada no site do Unileste, página da pós-graduação.

  • Onde encontro a lista dos cursos oferecidos?

O Unileste possui diversos cursos de pós-graduação em várias áreas do conhecimento. No site www.unilestemg.br/posgraduacao existem todas as informações sobre os cursos.

  • Como saber se os cursos formarão turmas?

A coordenação de pós-graduação envia um e-mail ao aluno interessado comunicando sobre a formação das turmas. Essa informação também é publicada no site do Unileste, página da pós-graduação.

  • Como realizar o trancamento de matrícula?

A solicitação de trancamento deve ser feita presencialmente, na Central de Atendimento do Unileste.

  • Como é realizada a admissão nos cursos de pós-graduação?

A admissão aos cursos de pós-graduação lato sensu acontecerá por meio de inscrição e matrícula em datas pré-estabelecidas e divulgadas no site do Unileste.

  • Quando eu estou apto a iniciar um curso de pós-graduação lato sensu?

Os cursos lato sensu do Unileste são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino, conforme determinação do Conselho Nacional de Educação.

  • Eu preciso fazer uma solicitação, onde realizá-la?

As solicitações do aluno de pós-graduação poderão ser realizadas mediante protocolo interno no Sistema, via web no Portal do Aluno ou na Central de Atendimento onde consta o prazo das solicitações.

© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500