Unileste - Perguntas Frequentes
     

Perguntas Frequentes

Início > Biblioteca > Perguntas Frequentes

1. Qual o número de obras que se pode retirar?

Podem ser emprestados para domicílio até cinco títulos diferentes.

2. Posso fazer empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título?

Não.

3. Quantas Bibliotecas o Unileste possui?

O Sistema de Bibliotecas é composto por quatro Bibliotecas:

  • Biblioteca Central (Campus de Coronel Fabriciano)
  • Biblioteca Setorial de Ipatinga (Campus de Ipatinga)
  • Biblioteca Setorial Padre De Man (Colégio Padre De Man, em Coronel Fabriciano)
  • Biblioteca Setorial CEC-MG (Colégio CEC, em Timóteo)

4. Quem pode se cadastrar?

Os dados cadastrais dos alunos são importados para o banco de dados da Biblioteca assim que são efetuadas as matrículas.

Já os funcionários administrativos e professores devem apresentar a identidade funcional (crachá), RG, CPF e comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou telefone fixo), preencher um formulário de cadastramento nas Bibliotecas e aguardar 24 horas para o cadastramento no Sistema.

5. Quem pode solicitar empréstimo de livros e/ou outros materiais na Biblioteca?

Alunos devidamente matriculados e em dia com o Sistema de Bibliotecas; funcionários administrativos e professores da Instituição em dia com o Sistema de Bibliotecas.

6. As Bibliotecas do Unileste abrem aos sábados?

Somente a Biblioteca Central funciona aos sábados, de 8h às 16h50.

7. Como cadastrar uma nova senha?

O usuário deverá comparecer em qualquer Biblioteca do Sistema com carteirinha atualizada e RG.

8. Como consultar meu histórico no Sistema de Bibliotecas?

Passos para consultar histórico:

  • Acesse: www.unilestemg.br.
  • Acesso rápido à direita do vídeo: Biblioteca.
  • Clique em Sistema On-line Pergamum.
  • Ícone "Acesso Usuário".
  • Digite a matrícula (usuário da Biblioteca) e a senha da Biblioteca.
  • Ícone "Histórico".
  • Digite a data inicial e a data final do período que deseja visualizar.
  • Clique em "Mostrar".
  • Após, feche a página para sair do seu usuário.

Atenção: nunca deixe seu usuário aberto. Seu usuário e sua senha são exclusivamente de sua responsabilidade.

9. Como ex-aluno, ainda posso retirar livros nas Bibliotecas do Unileste?

Não, mas você pode frequentar as Bibliotecas para estudos e pesquisas.

10. Como faço para identificar no Pergamum em que local a obra encontra-se disponível?

  • Clique na caixa de texto e digite o termo para a pesquisa.
  • Clique, abaixo, no título de interesse.
  • Vá até o final da página e encontrará várias abas de acesso.
  • Clique na aba "Exemplares".
  • Logo abaixo verifique, do lado esquerdo, o nome da unidade onde o exemplar está localizado.
  • No quadro abaixo, coluna "Localização", constará se o exemplar está "Disponível no acervo" ou "Emprestado".

11. Como pesquisar uma obra no catálogo on-line do Unileste?

Siga os passos abaixo:

  • Acesse: www.unilestemg.br.
  • Acesso rápido à direita do vídeo: Biblioteca.
  • Clique em Sistema On-line Pergamum.
  • Clique na caixa de texto e digite o termo para a pesquisa.
  • Tecle "Enter" ou clique em "Pesquisar".
  • Verifique abaixo o(s) título(s) de interesse e clique naqueles que desejar.

12. Como posso sugerir títulos de material bibliográfico para aquisição?

  • Acesse: www.unilestemg.br.
  • Acesso rápido à direita do vídeo: "Sugestões de compra".
  • Preencha o formulário corretamente e envie.
  • A Coordenação do Sistema de Bibliotecas analisará a solicitação.

13. Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade?

Em quaisquer circunstâncias, nos casos de extravio, perda ou dano do material emprestado, o usuário deverá repor ao Sistema de Bibliotecas outro exemplar semelhante ao extraviado ou danificado.

Será cobrada multa até o dia do aviso de perda ou extravio, cabendo aos bibliotecários estabelecer o prazo para reposição ou substituição do material.

Em se tratando de material ou edição esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra, de valor equivalente, a critério dos bibliotecários.

Observação: em caso de roubo, o usuário deverá apresentar o boletim de ocorrência.

14. É possível conseguir cópias de artigos de periódicos, teses e dissertações não existentes no acervo das Bibliotecas do Unileste?

Sim. Procure os bibliotecários na Biblioteca Central, com a referência completa em mãos, para orientações.

15. Posso devolver as obras em meu poder em qualquer Biblioteca do Unileste?

Sim.

16. Posso emprestar minha carteira e minha senha para um colega retirar material bibliográfico?

Não. Sua carteirinha e sua senha são exclusivamente de sua responsabilidade, são pessoais e intransferíveis.

17. Posso pegar livros em qualquer unidade?

Sim.

18. Posso renovar um empréstimo de um item cuja devolução está atrasada?

Não. Empréstimos, renovações, reservas e xerox somente serão permitidos aos usuários em dia com o Sistema de Bibliotecas.

19. Posso reservar um livro que está disponível na estante?

Não. Só poderão ser reservados os títulos que estiverem em situação de "Emprestado" no Sistema.

20. Quais os documentos necessários para o cadastramento?

  • Funcionários administrativos: identidade funcional (crachá); RG; CPF; comprovante de endereço atualizado (água, luz ou telefone fixo).
  • Professores: identidade funcional (crachá); RG; CPF; comprovante de endereço atualizado (água, luz ou telefone fixo).
  • Alunos: os dados são importados ao Sistema automaticamente após matrícula.

21. Qual é o prazo de empréstimo?

  • Alunos de graduação, alunos dos Colégios e funcionários administrativos: oito dias, a contar da data em que se retirou o material da Biblioteca.
  • Alunos de Iniciação Científica, alunos do Mestrado e professores: 16 dias, a contar da data em que se retirou o material da Biblioteca.

22. Posso solicitar que outra pessoa devolva um livro ou outro tipo de material retirado por mim?

Sim.

23. Após a entrega de um título que fiz a reserva, quanto tempo tenho para procurá-lo e fazer o empréstimo?

A reserva ficará disponível até o dia seguinte da devolução da obra. Caso o material não seja procurado dentro desse prazo, a reserva será anulada e transferido o direito de reserva ao próximo da lista de solicitação.

Atenção: Cabe ao usuário a responsabilidade de verificar, diariamente, se a obra reservada por ele está disponível.

24. Qual o horário de funcionamento das Bibliotecas do Unileste?

Funcionamento Bibliotecas Universitárias
(Período de 1º de dezembro a 30 de janeiro)
 Unidade  Período Horário
Biblioteca Central 01 a 17 de Dezembro (2ª a sábado) HORÁRIO NORMAL
19 a 22 de Dezembro (2ª a 5ª) 07h às 18h30
23 de Dezembro (6ª) 07h às 10h
24 de Dezembro a 09 de Janeiro FECHADA
10 a 24 de Janeiro (2ª a 6ª) 08h às 17h30
25 a 27 de Janeiro FECHADA
A partir de 30 de Janeiro (2ª a sábado) HORÁRIO NORMAL
Biblioteca de Ipatinga  01 a 16 de Dezembro (2ª a 6ª)
HORÁRIO NORMAL
19 a 22 de Dezembro (2ª a 5ª)
09h às 18h30
23 de Dezembro (6ª) 07h às 10h
24 de Dezembro a 27 de Janeiro FECHADA
A partir de 30 de Janeiro (2ª a 6ª) HORÁRIO NORMAL

• Todos deverão devolver os materiais emprestados até 16 de dezembro.
• Todos deverão resolver as pendências com o Sistema de Bibliotecas até 16 de dezembro.
• Não serão realizados empréstimos de férias para alunos em dezembro.
• Empréstimos de férias serão realizados para professores e funcionários no dia 16 de dezembro (somente no dia 16 de dezembro os interessados poderão realizar empréstimo de férias). Para realizações dos empréstimos de férias, os interessados deverão resolver as pendências com o Sistema de Bibliotecas.
• Para realizações de empréstimos de férias, os professores e funcionários interessados deverão comparecer nas bibliotecas Central ou de Ipatinga com os materiais em mãos, crachá e documento de identidade com foto atualizada.
• Data para devoluções dos empréstimos de férias: 30 de janeiro de 2017.
• Retorno ao horário normal em 30 de janeiro de 2017.

 Funcionamento Sistema de Bibliotecas - Período Letivo
 Unidade  Dias Horário
Biblioteca Central Segunda a sexta-feira 7h às 22h30
Sábados 8h às 16h50
Biblioteca de Ipatinga Segunda a sexta-feira 10h às 22h30
Biblioteca do Colégio Padre De Man Segunda a quinta-feira 8h às 12h / 13h às 18h
Sexta-feira 8h às 12h / 13h às 17h
Biblioteca do CEC Segunda a quinta-feira 7h30 às 11h30 / 13h às 18h
Sexta-feira 7h30 às 11h30 / 13h às 17h

Funcionamento Setores Bibliotecas Universitárias - Período Letivo
BIBLIOTECA CENTRAL
 Setores  Dias Horário
Bibliotecas Digitais Segunda a sexta-feira 7h às 22h
Sábado 8h às 16h
Cabines Estudo em Grupo Segunda a sexta-feira 7h às 22h
Sábado 8h às 16h
Sala de Vídeo Segunda a sexta-feira 7h às 22h
Sábado 8h às 16h
BIBLIOTECA DE IPATINGA
Bibliotecas Digitais Segunda a sexta-feira 10h às 22h
Cabines Estudo em Grupo Segunda a sexta-feira 10h às 22h


NOVOS HORÁRIOS A PARTIR DE 30 DE JANEIRO DE 2017


Funcionamento Bibliotecas Universitárias - Período Letivo

 Unidade  Período Horário
Biblioteca Central Segunda-feira a sexta-feira 07h às 22h
Sábado 8h às 16h50
Biblioteca de Ipatinga  Segunda-feira a sexta-feira
08h às 22h
Sábado
FECHADA

Atenção:
empréstimos e devoluções estarão disponíveis até 21h30, de segunda-feira a sexta-feira; aos sábados, estarão disponíveis até 16h30.



Funcionamento Setores Bibliotecas Universitárias - Período Letivo


BIBLIOTECA CENTRAL

 Setores  Dias Horário
Bibliotecas Digitais Segunda a sexta-feira 7h às 21h30
Sábado 8h às 16h
Cabines de Estudo em Grupo Segunda a sexta-feira 7h às 21h30
Sábado 8h às 16h
Sala de Vídeo Segunda a sexta-feira 7h às 21h30
Sábado 8h às 16h
Estudo Individual Segunda a sexta-feira 7h às 21h30
Sábado 8h às 16h

BIBLIOTECA DE IPATINGA

Bibliotecas Digitais Segunda a sexta-feira 8h às 21h30
Sábado FECHADA
Cabines de Estudo em Grupo Segunda a sexta-feira 8h às 21h30
Sábado FECHADA
Sala de Vídeo Segunda a sexta-feira 8h às 21h30
Sábado FECHADA
Estudo Individual Segunda a sexta-feira 8h às 21h30
Sábado FECHADA

© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500