Unileste - Serviços

Serviços

Início > Biblioteca > Serviços

Os serviços da Biblioteca são franqueados aos professores, alunos e demais funcionários do Unileste, de acordo com as normas regulamentares próprias. Por força de convênios, terão acesso à Biblioteca alunos e professores de outras IES sediadas na região.

Serviços Oferecidos

Acesso às bases de dados nacionais e estrangeiras

O Sistema de Bibliotecas faz parte de redes científicas e sistemas de informações nacionais e internacionais. São elas: BIREME; CCN; SCIELO. O acesso é realizado pelos bibliotecários. Os interessados em pesquisas para trabalhos universitários ou para outros fins deverão procurar os bibliotecários na Biblioteca Central ou entrar em contato pelos telefones 3846-5545 / 3846-5546 / 3846-5547 para informações e orientações.

Acesso a Rede Wireless

A Rede Sem Fio Unileste permite acessar a Internet por meio da tecnologia wireless, ou seja, sem a necessidade de fios e cabos de conexão. Para utilizar o serviço, o usuário deve estar situado em uma área de acesso, conectar-se à rede sem fio e configurar o navegador conforme tutorial disponível na página do Unileste: https://www.unilestemg.br/servicos/rede-sem-fio.

Acesso a Rede: Internet

As bibliotecas universitárias do Unileste disponibilizam aos alunos o setor de Bibliotecas Digitais, onde podem acessar a Internet, e-mail acadêmico, realizar pesquisas e digitar trabalhos.

O Sistema de Bibliotecas utiliza o sistema Pergamum para disponibilizar o acesso ao acervo. O acesso é feito pela Internet, o que permite aos alunos, professores, funcionários e comunidade externa realizar pesquisas bibliográficas à distância.

Atendimento orientado aos deficientes visuais

O Sistema de Bibliotecas, em seu novo contexto de centro de evolução do conhecimento, busca atender às necessidades informacionais da comunidade docente e discente. Também abre suas portas para os portadores de necessidades especiais, que são extremamente carentes em termos de recursos de informações. O setor é aberto à toda comunidade interna e externa, sendo o acesso acompanhado por funcionários treinados e bibliotecários.

Catalogação na fonte (elaboração de fichas catalográficas)

O Sistema de Bibliotecas oferece o serviço de elaboração de fichas catalográficas para trabalhos acadêmicos, livros, revistas. Os interessados deverão enviar o trabalho completo para o e-mail fichacatalografica@unilestemg.br ou entrar em contato com os bibliotecários pelo telefones 3846-5545 / 3846-5546 / 3846-5547 para informações e orientações.

Comutação Bibliográfica - COMUT

O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos; teses e dissertações; anais de congressos nacionais e internacionais; relatórios técnicos; partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. Para informações e orientações, procurar os bibliotecários na Biblioteca Central ou pelos telefones 3846-5545 / 3846-5546 / 3846-5547.

Consulta local, on-line e por telefone

O Sistema de Bibliotecas do Unileste faz parte da Rede Pergamum, pois utiliza o software Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas. O acesso é feito pela Internet, o que permite aos alunos, professores, funcionários e comunidade externa realizar pesquisas bibliográficas à distância. Outra novidade é que, para a comunidade interna se manter atualizada, o sistema envia correios eletrônicos informando término de prazo para devoluções, horários, feriados e novas aquisições. Além de poder renovar os livros pela Internet, os usuários internos podem, também, receber, por correio eletrônico, informações de bibliografia específica do seu interesse por meio do sistema DSI (Disseminação Seletiva de Informação). O sistema permite a consulta local do acervo por meio de terminais de consultas espalhados pelas bibliotecas. As consultas poderão ser realizadas, também, por telefone.

Empréstimo domiciliar

Poderão ser emprestados para domicílio até cinco títulos diferentes; o prazo de empréstimo para alunos, funcionários e professores será de quinze dias a contar da data em que se retirou a obra da biblioteca em todas as bibliotecas do Sistema.

Empréstimo e devolução em qualquer biblioteca do Sistema

Alunos, professores e funcionários do Unileste poderão realizar empréstimos e devoluções em qualquer biblioteca do sistema. Para realizações dos empréstimos, os alunos deverão cadastrar uma senha na biblioteca; apresentar RG e a carteirinha da Instituição atualizada e estar em dia com o Sistema de Bibliotecas; os professores e funcionários, antes das realizações dos empréstimos, deverão preencher uma ficha de cadastro (para preenchimento da ficha deverão apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e crachá da Instituição) e cadastrar uma senha na biblioteca após liberação do usuário no sistema Pergamum. Para efetuarem empréstimos deverão apresentar RG e o crachá da Instituição. As devoluções poderão ser realizadas por qualquer pessoa de confiança do responsável pelos empréstimos.

Empréstimo entre bibliotecas do Sistema Unileste

As bibliotecas possuem o serviço de malote entre bibliotecas. Os usuários que estão na biblioteca de Ipatinga e precisam de algum material da biblioteca Central, poderão solicitar, no balcão de atendimento, o envio do material para a biblioteca de Ipatinga e vice-versa.

Empréstimos para fotocópias

As obras poderão ser emprestadas por duas horas para cópias.

Orientações e acompanhamento nas pesquisas às Bases de Dados

As pesquisas nas Bases de Dados livres são acompanhadas e orientadas pelos bibliotecários.

Orientações e solicitações de ISBN / ISSN

O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número torna o título da publicação único e definitivo e seu uso é padronizado pela ISO 3297 (International Standards Organization). Por meio da Biblioteca Nacional e do IBICT, respectivamente, os bibliotecários orientam e solicitam os números aos usuários internos e externos interessados em publicar livros e publicações seriadas.

Orientações para normalização de trabalhos acadêmicos

Os trabalhos acadêmicos recebem orientação referente à normalização, segundo os critérios científicos, por uma equipe de bibliotecários. As normas da ABNT estão disponíveis para consultas.

Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Para informações e orientações, procurar os bibliotecários na Biblioteca Central ou pelos telefones 3846-5545 / 3846-5546 / 3846-5547.

Sala de vídeo (agendamento)

A sala de vídeo da Biblioteca Central poderá ser agendada on-line pelos professores para aulas, apresentações de trabalhos e TCC: http://sistemas.unilestemg.br/sge/.

Reserva e renovação on-line ou nos terminais de consultas em qualquer biblioteca do Sistema

Reservando pela Internet: clique no ícone "Biblioteca" > "Sistema On-line Pergamum"; digite os termos de busca na caixa de texto, pressione "enter" ou clique em "pesquisar"; clique no título de seu interesse e depois em "exemplares" para verificar se o material está disponível na biblioteca; anote o número de chamada (localização da obra na estante); verifique o número da estante nos mapas distribuídos nos terminais de consulta; não havendo exemplar disponível, clique em "reserva"; o sistema solicitará seu código de usuário e senha da biblioteca; caso seja obra em volumes, indique o volume desejado; clique em "confirmar".

Renovando pela Internet: clique no ícone "Biblioteca" > "Sistema On-line Pergamum" > realize o Login no Sistema; acesse o ícone "Meu Pergamum"; acesso o ícone "Empréstimo"; selecionar "Renovação"; selecione os materiais a serem renovados; clique em "renovar"; fique atento às informações fornecidas pelo sistema e à nova data de devolução; envie para seu e-mail e/ou imprima o recibo de renovação. Caso haja algum problema, ele será seu comprovante; faça renovação com dois dias de antecedência para evitar problemas e/ou multas. A renovação poderá ser feita desde que: não exista reserva para o material (caso o material a ser renovado esteja reservado, deverá ser devolvido na data correta para evitar multas); o usuário esteja em dia com o Sistema de Bibliotecas (caso exista algum material atrasado, não há como efetuar renovação).

Treinamento de toda comunidade acadêmica

O treinamento é oferecido para os novos alunos, que aprendem sobre o regulamento do Sistema de Bibliotecas; como pesquisar nos terminais de consulta; como renovar, reservar, emprestar e devolver os materiais; conhecem todos os serviços oferecidos pelas bibliotecas; aprendem, na prática, como procurar materiais nas estantes.

© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500