Inscrições



FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A partir de 2018, o FIES tem um novo formato e está dividido em três diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

A segunda modalidade destina-se às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

A terceira modalidade é destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Quais são os pré-requisitos para participar?

  • Ter realizado o Enem a partir da edição de 2010;
  • Possuir média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Ter obtido nota na redação do Enem diferente de zero;
  • Possuir renda mensal bruta familiar per capita inferior a cinco salários mínimos;
  • Nos termos previstos na lei, apresentar garantia para os estudantes que possuem renda mensal bruta familiar per capita entre 1,5 e três salários mínimos;
  • Para a segunda modalidade de FIES, o estudante deve observar as garantias exigidas contratualmente pela instituição financeira.

Taxa de Juros
A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na Modalidade I será de juros zero; e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III, variará de acordo com o banco.

Aditamento de Renovação
O contrato de renovação do financiamento deve ser renovado semestralmente, essa renovação poderá ser de forma "Simplificada e Não Simplificada".

  • Simplificada é quando o contrato do aluno não sofre alterações.
  • Não simplificada é quando o contrato do aluno sofre alterações onde o mesmo deverá comparecer ao banco para realizar a contratação.

Amortização
O aluno começa o amortizar a partir do primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o usuário possua renda. Quando o contratante passar a auferir renda, a parcela devida será descontada na fonte e no limite dos percentuais previstos em portaria, calculados sobre o maior valor entre o pagamento mínimo e o resultante da aplicação do percentual mensal vinculado à renda ou aos proventos mensais brutos do estudante financiado.

Caso o estudante não possua renda no momento previsto para o início da amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies (Comitê Gestor), que tem como atribuição elaborar o planejamento estudantil por meio de um plano trienal.

FIES 2° SEMESTRE DE 2018
O processo seletivo dos estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2018 inicia em 16 de julho e se estenderá até o dia 22 de julho de 2018.


CRONOGRAMA


ETAPA


DATA
Período de inscrições nas modalidades do Fies e do P-Fies 16/07 a 22/07
Resultado da pré-seleção na chamada única e Lista de Espera na modalidade do Fies 27/07/2018
Resultado da pré-seleção na modalidade do P-Fies 27/07/2018
Complementação da inscrição no FiesSeleção pelos candidatos pré-selecionados na chamada única na modalidade do Fies  27/07 a 31/07
Os candidatos participantes da Lista de Espera na modalidade do Fies que forem pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no FiesSeleção no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção  01/08 a 24/08

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Seleção do Fies http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login

As inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet. O sistema de seleção para o Fies usará as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso - a nota de corte é a nota mínima que mantém o estudante entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

Os CANDIDATOS pré-selecionados na modalidade do Fies, deverão acessar o FiesSeleção no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 27 de julho de 2018 até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de julho de 2018, observado o horário oficial de Brasília-DF.

  1. comparecer na CPSA para validar suas informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies; e

  2. comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

Os CANDIDATOS pré-selecionado na modalidade do PFies deverá:

  1. comparecer na CPSA para validar suas informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade do P-Fies; e
  2. caso, seja emitido o DRI, disponibilizar, por qualquer meio, inclusive eletronicamente, ao AFOC escolhido dentre os que pré-aprovarem seu financiamento, o DRI e a documentação complementar, se for exigida, de acordo com os procedimentos e prazos definidos nos regulamentos do instrumento jurídico formalizado entre mantenedora e AFOC.

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2018 consta no Edital N° 53, de 06 de julho de 2018 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

ATENÇÃO:

  • A pré-seleção dos ESTUDANTES assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2018, estando à contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies - Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC n° 10, de 2010.
     
  • ESTUDANTE poderá consultar o resultado de sua pré-seleção referente à chamada regular, bem como a lista de espera, na página do FiesSeleção (http://fiesselecao.mec.gov.br) e na instituição para as quais efetuou sua inscrição.
     
  • Após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do ESTUDANTE participante da lista de espera do processo seletivo do Fies acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção (http://fiesselecao.mec.gov.br).
AO PREENCHER A INSCRIÇÃO OBSERVAR AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
  • Observar que a renda solicitada na ficha de inscrição é da renda bruta. Não serão considerados descontos de empréstimos.
  • No ato da inscrição, o estudante deverá informar os dados do fiador; (para modalidade de fiança convencional);
  • O valor da semestralidade 2º semestre 2018 (Calouros, o valor consta no Termo de Matrícula);

IMPORTANTE:

Na fase de validação da inscrição junto à CPSA, a apuração de situação distinta da informada no FiesSeleção pelo ESTUDANTE pré-selecionado, importará na sua desclassificação.

A prestação de informações falsas ou a apresentação de documentação inidônea pelo ESTUDANTE, apurada posteriormente à formalização do contrato de financiamento, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o seu encerramento, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A ficha de inscrição deverá ser impressa no ato da conclusão da inscrição no site do SISFIES e ser apresentada junto com os documentos abaixo na CPSA.
Entregar juntamente com a documentação abaixo a Proposta de Seguro Prestamista - FIES devidamente preenchida e assinada.
DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR - ORIGINAL E CÓPIA.
  • RG E CPF do estudante e de cada integrante do grupo familiar. Se criança ou adolescente - RG ou Certidão de Nascimento;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio, somente do estudante;
  • Certidão de casamento dos pais ou do estudante se for o caso;
  • Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar no grupo familiar do estudante por essas razões;
  • Estudante ou pais que NÃO SEJAM CASADOS LEGALMENTE apresentar DECLARAÇÃO (original), de próprio punho, assinada por ambos, com firma reconhecida em cartório, sob as penas da lei, atestando A EXISTÊNCIA OU NÃO da união estável;
  • Apresentar certidão de óbito se pai, mãe, cônjuge falecido
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO ENEM
COMPROVANTE DE ENDEREÇO
  • Conta de luz ou telefone (fixo ou móvel) ou água ou condomínio
COMPROVANTE DE MORADIA

Quando a moradia for:

  • Própria: apresentar o IPTU do Imóvel contendo a primeira pagina que especifica o valor venal ou valor total do imóvel, ou Contrato de Compra e Venda /Escritura (original e cópia);
  • Cedida: declaração, original, do (a) proprietário (a), com firma reconhecida em cartório, acompanhada de: Escritura ou Contrato de Compra e Venda ou Inventário ou Contrato de Financiamento do Imóvel (se for o caso) em nome do (a) proprietário (a) do imóvel;
  • Locada: último recibo do pagamento e contrato de locação;
  • Financiada: comprovante do Financiamento e cópia da última prestação paga;
  • Em área não legalizada: declaração, original, da Associação de Bairros (em papel timbrado, carimbado com assinatura do presidente da Associação) ou da Secretaria da Habitação do Município
COMPROVANTES DE RENDIMENTOS:
  • DEVEM SER APRESENTATOS OS COMPROVANTES ABAIXO DE TODOS OS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR QUE POSSUIR RENDA PROPRIA.
  • Se assalariado, com RENDIMENTO FIXO, apresentar os 03 (três) últimos contracheques e CTPS (registrada e atualizada - Original e cópia das páginas: da foto/ qualificação civil / último contrato de trabalho e página seguinte em branco);
  • Se assalariado, com RENDIMENTO VARIÁVEL (quando há recebimento de comissões, hora extra ou rendimentos variáveis), apresentar os 06 (seis) últimos contracheques e CTPS (registrada e atualizada - Original e cópia das páginas: da foto/ qualificação civil / último contrato de trabalho e página seguinte em branco);
  • Menores aprendizes: Também deverão apresentar CTPS e contracheques conforme descrito acima no item de rendimento fixo e variável.
  • No caso de emissão de mais de 01 (uma) via da CTPS, apresentar todas as vias emitidas, de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 (dezoito) anos, para adolescentes de 14 a 17 anos de idade, na condição de aprendiz, ou ainda que tenham se emancipado na forma da legislação vigente, mesmo que desempregados, estagiários, autônomos, aposentados, profissionais liberais, proprietários/sócios de empresas, militar e funcionários públicos (estatutário/celetista), deve ser apresentada as seguintes páginas: número de série (página da foto/verso), qualificação civil, contrato de trabalho (penúltima e última página com registro e a página subsequente, em seguida, em branco) e as páginas da alteração de salário, caso possua registro de trabalho vigente, na CTPS assinada.
  • Para os casos em que a CTPS nunca foi assinada, apresentar as 02 (duas) primeiras páginas do contrato em branco.

IRPF IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

  • Todas as páginas e o recibo de entrega da última Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF - Exercício 2017 /Ano Calendário 2016), e da respectiva notificação de restituição, quando houver, de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos, ou que tenham se emancipado na forma da legislação vigente: pela concessão dos pais mediante escritura pública ou por sentença judicial, pelo casamento, pelo exercício de emprego público efetivo, pelo exercício de estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego desde que, em função deles, o menor com 16 (dezesseis) anos completos tenha economia própria.
  • Para aqueles, maiores de 18 (dezoito) anos, que não tiverem renda suficiente para declarar o imposto (IRPF) devem acessar a consulta pública, através do site: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/mobile/restituicaoMobi.asp. Informando que não consta declaração na base de dados do correspondente ano solicitado e apresentar o documento.
PROPRIETÁRIOS E SÓCIOS DE EMPRESA

Deverão apresentar:

  • Contrato Social da empresa;
  • DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURIDICA (último exercício) (original e cópia de todas as páginas) acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal;
  • DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA, (original e cópia de todas as páginas) acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição;
  • DECORE original dos 03 (três) últimos meses (se retirada fixa) e dos 06 últimos meses (se retirada variável), emitido por contador registrado junto ao CRC;
  • Comprovante das 03(três) últimas contribuições ao INSS

TRABALHADORES QUE EXERCEM ATIVIDADE INFORMAL

  • DECORE original dos 03 (três) últimos meses (renda fixa) e dos 06 últimos meses (renda variável);
  • Se contribuinte da Previdência Social - comprovante das 03(três) últimas contribuições ao INSS;
  • DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA, (original e cópia de todas as páginas) acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, caso não seja ISENTO
PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS
  • Extrato de pagamento de benefício (DETALHAMENTO DE CRÉDITO) site: http://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml;
  • Carteira de Trabalho, trazer original e cópia das páginas: da foto/qualificação civil / último contrato de trabalho e seguinte em branco) e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, (original e cópia de todas as páginas) acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, caso não seja ISENTO

ATIVIDADE RURAL

  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física- IRPF;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ;
  • Extratos bancários, pelo menos, dos últimos 03 (três) meses da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;
  • Notas fiscais de vendas dos últimos 06 (seis) meses

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

  • Maiores de 16 anos que não possuem nenhum tipo de renda ou nunca exerceu atividade remunerada se tiver: apresentar a Carteira de Trabalho - original e cópia das páginas da: foto/ qualificação civil / último contrato de trabalho e página seguinte em branco;
  • Maiores de 18 anos que não possuem renda própria, desempregados ou pessoas que nunca exerceram atividade remunerada Declaração (original), de próprio punho ou digitada, com firma reconhecida em cartório, informando que não possui renda própria e CTPS - Carteira de Trabalho: original e cópia das páginas da: foto/ qualificação civil / último contrato de trabalho e da página seguinte em branco;
  • Rendimentos provenientes de RECEBIMENTO de Aluguel ou Arrendamento de Bens de imóveis - Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos do valor do aluguel;
Quaisquer outros documentos que a Comissão Permanente de Seleção e acompanhamento julgar necessários para a comprovação dos dados.

SETOR DE FINANCIAMENTOS E PARCELAMENTO ESTUDANTIL
Local para entrega da documentação:
Bloco B - Central de Atendimento - Campus Coronel Fabriciano
Com distribuição de senhas limitadas a 50 por dia.
Obs.: Setor do FIES funciona somente de segunda a sexta-feira.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO FIES
Segunda a sexta-feira de 12h às 20h

CONTATO
E-mail: fies@unileste.edu.br
Telefone: (31) 3846-5516

© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500