Unileste - Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

Início > Comissão Própria de Avaliação

Avaliação Institucional

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) entende que a Avaliação Institucional é um processo por meio do qual a instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser, como se organiza, administra e age, buscando sistematizar informações para que possa analisá-las, interpretá-las e utilizá-las como subsídio para a gestão acadêmica e administrativa.

Nesse sentido, a trajetória da Avaliação Institucional, gradativamente, torna-se instrumento fundamental para o alcance dos objetivos propostos frente à abrangência e relevância do papel que desempenha no contexto educacional e das novas demandas que cada momento histórico apresenta.

Histórico da Avaliação Institucional no Unileste

1992: Avaliação Institucional desenvolvida por meio dos Colegiados de Coordenação Didática dos Departamentos.

1997: Institucionalização: designação de uma Comissão Provisória - Portaria DES/002/97, para elaborar o Programa de Avaliação Institucional e implementar as ações.

1998: Portaria DES/001-B/98 - designação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional do Instituto Católico de Minas Gerais - COPAVI, com função precípua de coordenar, acompanhar e executar o Programa de Avaliação Continuada - PAC.

1999: Instituíram-se as Comissões Setoriais de Avaliação - CSAs - a CSA de cada curso é composta pelos professores membros do Conselho do Curso. Dentre esses, um deve ser designado para representar a CSA do curso junto à CPA nos processos de definição de diretrizes e estratégias de implementação da Avaliação Institucional.

2004 - SINAES - Atentos às inovações instauradas pelas políticas públicas educacionais, especificamente para a Educação Superior, o Unileste assumiu a dinâmica do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Respaldando-se na autonomia que lhe é conferida (inciso II do Art.11 da lei 10.861/2004) a CPA dá continuidade ao processo avaliativo que vem sendo realizado no Unileste, desde a sua institucionalização em 1997. Vale ressaltar que a cultura da avaliação construída ao longo desses anos e de forma mais intensa, pós SINAES, resulta no reconhecimento de muitos de que a avaliação é instrumento importante para conhecer a realidade institucional.

O Sistema Nacional de Avaliação (SINAES) é ancorado por 3 (três) modalidades principais de avaliação:

  1. Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES
    • Autoavaliação: organizada, sistematizada e executada pela Comissão Própria de Avaliação de cada IES. No Unileste, mediante a publicação da Resolução do Conselho Universitário do Unileste - CONSUN Nº 001 - de 14 de junho de 2004, que em seu Art. 1º cria a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
    • Avaliação Externa: Realizada para fins de autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos e das IES por comissões designadas pelo MEC/Inep.

  2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG):
    Realizada por comissões designadas pelo MEC/Inep nos processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento. No Unileste, a Pró- Reitoria Acadêmica é responsável pelas orientações, informações e monitoramento sobre a ACG.

  3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade):
    Realizado pelo MEC/Inep e aplicado a todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação.
© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500