Perguntas Frequentes

Início > Estágio > Perguntas Frequentes

1. O que é o Estágio?
O Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Lei 11.788/08, Art.1°).

2. Quais as modalidades de estágio?
O estágio poderá ser obrigatório e não obrigatório. Obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, sendo que sua carga horária é pré-requisito para aprovação e obtenção de diploma. Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional do próprio aluno.

As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no Projeto Pedagógico do Curso.

3. Quem pode fazer Estágio?
Alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de educação superior. Para realizar o estágio obrigatório o aluno deverá estar matriculado na disciplina de estágio Supervisionado.

A realização de estágios, nos termos do Artigo 4° da Lei 11.788/08, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no país, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável.

4. O que preciso fazer quando consigo um estágio?
Você precisa saber se a empresa tem convênio com o Unileste, verificando no site do https://www.unileste.edu.br/arq/doc/estagio/arquivos/empresas-conveniadas.pdf. Posteriormente, preencha o Termo de Compromisso de Estágio - TCE. Verifique os modelos de acordo com as características do seu estágio, no site do Unileste https://www.unileste.edu.br/estagio/documentos.

Caso a empresa exiga a Carta de Estágio você deverá solicitá-la na Central de Atendimento ou no Portal do Aluno.

5. Posso fazer mais de um estágio ao mesmo tempo?
Sim, desde que a soma da carga horária não ultrapasse 6 horas diárias e 30 horas semanais.

6. Consegui um estágio fora da área do meu curso, posso registrá-lo como não obrigatório?
Não. A atual legislação de estágio é bem clara e diz que as atividades do estágio devem estar relacionadas com o curso do aluno.

7. Como faço para validar meu estágio não obrigatório como atividade complementar?
Basta tirar cópia do contrato do Estágio (TCE) e entregar na central de atendimento.

8. Onde o aluno poderá desenvolver seus estágios?
Tanto o Estágio Obrigatório quanto o Estágio Não Obrigatório poderão ser desenvolvidos em empresas públicas ou privadas, ou com profissionais devidamente registrados em seu conselho profissional. Ambos deverão ter convênio ou estarem aptos a se conveniarem com o Unileste. Confira a relação dos convênios já existente no site.

9. Quais documentações necessárias para realização do estágio obrigatório?

  • Convênio entre a concedente de estágio e o Unileste.
  • Termo de compromisso assinado entre Aluno, concedente e Unileste. Verifique o modelo do Termo de Compromisso no site https://www.unileste.edu.br/estagio/documentos.
  • Programa e cronograma assinados pelo supervisor de estágio da concedente que deverá ser entregue no primeiro mês do estágio.
  • Relatório final e avaliação por parte da empresa, que deverão ser entregues até a data marcada pelo professor orientador.

10. Posso fazer estágio na empresa onde trabalho?
Se a empresa conceder ao aluno a possibilidade de realização do estágio (o funcionário saindo de sua área para estagiar em outra) e o Professor Orientador aprovar seu Programa e Cronograma, sim. Para tanto a empresa deverá ter convênio com o Unileste. O Termo de compromisso de estágio, neste caso, não é necessário.

O aluno deverá entregar os seguintes documentos na Central de Atendimento:

  • Cópia da carteira de Trabalho (página da foto frente e verso e página do contrato) ou cópia do contrato de trabalho caso não seja CLT.
  • Programa e Cronograma para aprovação /reprovação do professor orientador no início do semestre.
  • Relatório final.
  • Caso o aluno trabalhe na área, com carteira assinada ou na própria empresa em que ele é sócio ou proprietário, poderá solicitar declaração de função. Para tanto deverá entregar na Central de Atendimentos os seguintes documentos:
  • Declaração de atividades desenvolvidas na empresa com assinatura e carimbo da Empresa.
  • Programa e Cronograma de Aproveitamento de função para aprovação /reprovação do professor orientador no início do semestre.
  • Relatório final.

11. Quais documentações necessárias para realização do estágio não obrigatório?

  • Convênio entre a concedente de estágio e o Unileste.
  • Termo de compromisso assinado entre Aluno, concedente e Unileste, verifique o modelo do Termo de Compromisso no site https://www.unileste.edu.br/estagio/documentos.
  • Plano de Atividades de Estágio preenchido e entregue na Central de Atendimento para aprovação do Conselho de curso. (para os cursos da área da Saúde)
  • Programa e Cronograma de estágio não obrigatório que deverá ser entregue no primeiro mês de estágio. (Todos os cursos, exceto da área da saúde)
  • Relatório de Atividades que deverá ser entregue a cada seis meses de estágio.

12. Em qual setor entrego a documentação de estágio?
Toda documentação deverá ser entregue e retirada na Central de Atendimento (Bloco B).

13. Como solicito a Carta de Estágio?
O aluno poderá solicitar a carta de estágio diretamente na Central de Atendimento ou no Portal do Aluno seguindo os passos abaixo:
Educacional => Acadêmico => Solicitações => Estágio Unileste => Carta de Estágio


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500