Projetos de Extensão 2017
Atenção a Criança e Adolescentes
Início > Extensão > Projetos > Eixos Temáticos 2017 > Atenção a Criança e Adolescentes
Projetos em 2017:
Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto de extensão que atende a crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, interessados em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipamentos oficiais e ambiente adequado. As aulas, que acontecem no campus do Unileste de Coronel Fabriciano (Bloco Q-105) todas as segundas e sextas-feiras de manhã (com 1:30h de duração) e segundas, quartas sextas-feiras e à tarde (com 1:00h de duração), são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e artes circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico de ginástica por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas e também para maior interação com a comunidade externa. Esse projeto oferece ainda ações pontuais multidisciplinares dentro de outros projetos de extensão do Unileste, como por exemplo, o Unilestegym, a Brinquedoteca, o Cinema Comentado e o Teatro Universitário, por exemplo, ampliando o leque de experiências educativas vivenciadas pelos ginastas e pelos estudantes participantes.

Brinquedoteca

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda, promover a formação continuada de professores e psicólogos, além dos alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e ludoterápicas para que as crianças possam se desenvolver nos mais diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, mini-cursos dentre outras. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado e ainda, campanhas municipais como por exemplo, o dia do idoso. Esse projeto, em seu formato, busca ações interdisciplinares com outros projetos de extensão da instituição, dentre eles, Competências de Bebês, Laboratório De ensino Aprendizagem, Informática na Educação Especial e Formação Continuada para Gestores e professores de creches e Ginástica Olímpica bem como com outras instituições. Este projeto tem ainda tornado referência de apoio a diversos órgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.

Cidadania em ação: protagonismo estudantil nas escolas

Professor Coordenador: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto CIDADANIA EM AÇÃO em seu segundo ano de realização é destinado a jovens da Educação Básica e constitui-se na realização de atividades como oficinas pedagógicas, cinema comentado, jogos pedagógicos nas escolas públicas da região metropolitana do Vale do Aço. Toma como referência 6 temas geradores( Cultura e Identidade Nacional; Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos; Cultura de paz; Desafios da Atualidade; Sustentabilidade) que são atravessados pelos temas transversais ( pluralidade cultural, ética, orientação sexual, meio ambiente, história local ). Tais temas dizem respeito às questões do cotidiano vividas pelos participantes. Tem como proposta contribuir na busca da resolução de desafios e necessidades percebidas a partir das questões vivenciadas no ambiente escolar e extraescolar que têm se apresentado aos jovens e auxiliar em sua formação, ética, política e estética e não apenas limitada aos aspectos intelectuais.

Informática na Educação

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão Informática na Educação apresenta-se como proposta que possibilita ampliar as discussões sobre o uso pedagógico das TDICs na educação para os professores da educação básica da rede pública do Vale do Aço e como ferramenta de inclusão e letramento digital para os pacientes/usuário do CRG. Oferecido a partir de oficinas planejadas, elaboradas e aplicadas de acordo com as necessidades de cada grupo de participantes envolvidos. Estima-se articular atividades do projeto com ensino e pesquisa como já vem acontecendo em anos anteriores.

Matemática em Ação Articulado na Educação Básica

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O Projeto MATEMÁTICA EM AÇÃO ARTICULADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA é uma iniciativa de professores do Núcleo de Matemática da Escola Politécnica e professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Unileste. O projeto visa a interlocução com a Educação Básica na preparação de alunos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de atividades cognitivas relacionadas as áreas de conhecimento da Matemática com uso de objetos de aprendizagem.

Projeto de Extensão Física Divertida

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores do curso de Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Infantil e Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Ciências e na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física e Matemática, com vistas a um maior interesse em tecnologia, física e inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.




© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500