Projetos de Extensão - Ciências Biológicas

Início > Graduação > Ciências Biológicas Bacharelado > Projetos de Extensão - Ciências Biológicas
Atualização da Transmissão e Controle de Endemias na Região do Vale do Aço
Edital: 010/2017
Docente: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Superintendência Regional de Saúde Coronel Fabriciano e Unileste.

resumo:
A leishmaniose é uma doença parasitária endêmica em 76 países. Dos casos registrados na América Latina, 90% ocorrem no Brasil. Nos últimos anos, a letalidade vem aumentando gradativamente, passando de 3,1% em 2000 para 7,1% em 2012. O Vale do Aço vem sofrendo nos últimos anos um aumento da incidência de casos de várias doenças endêmicas, dentre elas as Leishmanioses Tegumentar e Visceral. O aumento alarmante de casos no último ano levou a superintendência regional de saúde a buscar novos parceiros para compreender e combater o avanço destas doenças. O objetivo principal deste projeto é promover ações educativas em saúde, por meio de intervenções para o controle das Leishmanioses. Além disso, integra as disciplinas Biologia Parasitária, Biologia e Controle de Zoonoses, Práticas Integradas em Biologia e Bioestatística. Os alunos do curso de Ciências Biológicas, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, confeccionarão materiais para a capacitação e atualização em epidemiologia, manejo e controle de vetores de leishmaniose para os profissionais e agentes de saúde das áreas de maior incidência da doença. Também serão promovidos encontros e treinamentos com a comunidade e unidades escolares por meio de eventos.
“Conscientizar para Preservar”
Edital: 010/2017
Docente: ALICE ARANTES CARNEIRO
Curso: Ciências Biológicas
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Parque Estadual do rio Doce – PERD, Lagoa Silvana, Centro de Biodiversidade da Usipa – CEBUS, RPPN –Fazenda Macedônia

resumo:
A atuação do projeto “Conscientizar para Preservar” pretende promover a interface entre extensão, ensino e pesquisa através de metodologias ativas, que visam estimular aprendizagem significativa dos estudantes de graduação em Ciências Biológicas do Unileste, tornando-o capaz de atuar junto à comunidade. O objetivo principal é levar informações científicas que permitem a conscientização a cerca da importância da preservação ambiental para manutenção da biodiversidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Os alunos do curso de Ciências Biológicas participarão de atividade de ensino (aulas de campo e práticas), referente às disciplinas cursadas no ano de 2018.

 

 

NOTÍCIAS
© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500