Projetos de Extensão - Pedagogia

Início > Graduação > Pedagogia > Projetos de Extensão - Pedagogia
Brinquedoteca
Edital: 010/2017
Docente: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Espaços de Brinquedotecas do Unileste e/ou de outras instituições, praças, escolas e outros espaços no qual o brincar possa ser desenvolvido

resumo:
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter integrador/interdisciplinar. Promove a formação continuada de professores e alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e psicopedagógicas para que as crianças possam se desenvolver em diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras e minicursos. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado e, ainda, campanhas municipais como, por exemplo, o dia do idoso. Esse projeto, em seu formato, busca ações interdisciplinares com outros projetos de extensão da instituição, dentre eles, Educar para Incluir, Cidadania em Ação e Ginástica Olímpica bem como com outras instituições. Este projeto tem ainda tornado referência de apoio a diversos órgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.
Cidadania em ação: protagonismo estudantil nas escolas
Edital: 010/2017
Docente: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Escolas públicas da região do Vale do Aço

resumo:
O Projeto constitui-se na realização de atividades como oficinas pedagógicas, cinema comentado e jogos pedagógicos em escolas públicas de Educação Básica. Toma como referência seis temas geradores: Cultura e Identidade Nacional; Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos; Cultura de paz; Desafios da Atualidade; Sustentabilidade que são atravessados pelos temas transversais (pluralidade cultural, ética, orientação sexual, meio ambiente, história local). Tais temas dizem respeito às questões do cotidiano vividas pelos participantes.
Formação de professores da Educação Básica para os direitos humanos
Edital: 010/2017
Docente: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Unileste e escolas da Educação Básica

resumo:
O projeto constitui-se de duas dimensões: Atividades acadêmico-pedagógicas realizadas no laboratório do curso, a Brinquedoteca; Atividades programadas no decorrer do semestre letivo. Essas duas dimensões têm por objetivo promover uma interação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, isto é, entre professores do curso de Pedagogia, graduandos e pedagogos; e professores da Educação Básica. Busca assim, contribuir para a formação inicial e continuada de todas as pessoas nele envolvidas. O projeto se propõe a atender às demandas e expectativas dos graduandos do curso em sua formação. Para esse fim, estarão associadas a ele as disciplinas de Estágio I, II e III que envolvem desde a educação infantil até a formação de gestores e pedagogos.
Mídias e Rede de Conhecimentos na Educação
Edital: 010/2017
Docente: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Vale do Aço

resumo:
O projeto de extensão “Mídias e Rede de Conhecimentos na Educação” apresenta-se como proposta de efetiva articulação com o ensino, uma vez que potencializará o uso de metodologias ativas, a partir de recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, para produção do material didático de (i) materialidade virtual. O referido projeto integra princípios e estratégias que permitem articulação entre as disciplinas: Alfabetização e Letramento II; Metodologia do Ensino – Ciências; Metodologia do Ensino – Geografia; Mídia, Educação e Redes de Conhecimento; Projeto Integrador ao longo do primeiro semestre/2018, bem como com as disciplinas Metodologia de Ensino – História; Metodologia de Ensino - Arte e Educação; História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e Projeto Integrador ao longo do segundo semestre de 2018. Estima-se, também, articular atividades do projeto com pesquisa como já vem acontecendo em anos anteriores com o Projeto Informática na Educação.
Projeto Evangelização
Edital: 010/2017
Docente: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Unileste - Centro Universitario do Leste de Minas Gerais

resumo:
O Unileste, por meio da Pastoral Universitária, busca realizar um trabalho de pastoralidade com a comunidade acadêmica, seus colaboradores, bem como as famílias dos colaboradores e dos estudantes. Em parceria com o Curso de Pedagogia e Psicologia, a Pastoral Universitária promove ações de Extensão, anunciando valores como a verdade, a dignidade humana, a justiça e o respeito aos direitos humanos, em consonância com os temas transversais propostos para os cursos de graduação do Unileste.
Projeto Gami
Edital: 010/2017
Docente: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

resumo:
O projeto busca a promoção da criatividade e da autoestima no cotidiano acadêmico e profissional, usando a arte como prática de sustentabilidade e geração de renda. Prima pelos produtos recicláveis transformando-os em produtos inovadores. Vale ressaltar que os materiais são adquiridos no Unileste, como rolos de papel higiênico, de toalha descartável, papeis e sacos de pão. São realizadas atividades oficinas e minicursos. O projeto tem como diferencial o seu caráter autossustentável. Está vinculado à disciplina do curso de Pedagogia, Educação para a Arte.
TEATRO UNIVERSITÁRIO
Edital: 010/2017
Docente: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: UNILESTE

resumo:
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento artístico-cultural no Unileste e na região do Vale do Aço. A proposta é introduzir o universitário na linguagem teatral, possibilitando a difusão do teatro na academia e na comunidade, além de estimular habilidades e competências artística do aluno no seu processo de ensino aprendizagem acadêmica. Para isso, serão realizadas atividades de iniciação teatral por meio de jogos dramáticos, em que serão desenvolvidas técnicas de expressão corporal, improvisação, trabalho de grupo, dramaturgia, montagem e apresentação aberta ao público. A partir das oficinas teatrais, os alunos produzem esquetes educativas, performances e espetáculos. O projeto Teatro Universitário estimula também a formação de multiplicadores cênicos, de modo que os alunos se tornam aptos a ministrarem oficinas teatrais para crianças, adolescentes e jovens.

 

 

NOTÍCIAS
© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500