Projetos de Extensão - Psicologia

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Implantação do Núcleo de Saúde Coletiva
Edital: 010/2017
Docente: PATRICIA FATIMA MENDES GUEDES
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Dependências do Unileste e de serviços de saúde pertencentes às instituições parceiras do Unileste.

resumo:
O projeto propõe a implantação do Núcleo de Saúde Coletiva, comum aos cursos da Escola de Educação e Saúde. Trata-se de uma metodologia ativa que visa a formação de profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo, nos sistemas, programas e serviços de saúde (públicos ou privados). Além disso, busca desenvolver competências para atuação interdisciplinar e intersetorial com vistas à integralidade e à promoção da saúde. Será vinculado à disciplina Saúde Coletiva e ao Projeto Integrador dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. As ações propostas neste Projeto já eram executas em uma atividade da disciplina Saúde Coletiva e no Projeto integrador dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, porém, não tinham o viés da interdisciplinaridade.
Intervindo em comunidades: práticas de auto gestão em diferentes contextos
Edital: 012/2016
Docente: NATHALIE DE CASTRO MOREIRA
Curso: Psicologia
Data de início: 06/02/2017
Data de término: 30/04/2018
Local: Antônio Dias, Cocais das Estrelas, Baixio, Periquito e Delegacias regionais das mulheres

resumo:
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, “Psicologia Social” e “Organizacional”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária e organizacional, permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso e entre outros cursos, uma vez que desenvolve ações articuladas entre vários deles. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação promovendo a autogestão comunitári
Oficinas emancipatórias no fortalecimento da família
Edital: 010/2017
Docente: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Casa de Artes e Inclusão Social (CAIS)

resumo:
Este projeto tem como objetivo geral inserir os discentes no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas.
Projeto Interdisciplinar de Reabilitação e Inclusão Profissional
Edital: 010/2017
Docente: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Agência do INSS de Timóteo; Unileste (Campus de Coronel Fabriciano e Bom Retiro).

resumo:
O projeto tem como objetivo propor intervenções dirigidas à promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador inserido no Programa de Reabilitação Profissional do INSS, APS de Timóteo. Ao considerar o processo de retorno ao trabalho e reabilitação profissional após períodos prolongados de afastamento como um desafio cada vez maior para os indivíduos e empresas, o projeto busca propiciar a reflexão das questões psicossociais relacionadas ao trabalho, no intuito de reinserir profissionalmente os trabalhadores.
Psicologia e Educação: intervenção e pesquisa
Edital: 010/2017
Docente: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Escolas públicas de tempo integral

resumo:
Estudiosos da área educacional apontam o crescente número de crianças que estão apresentando dificuldade no seu processo de ensino-aprendizagem. Pautando-se na Psicologia Escolar Crítica, que preconiza uma atuação preventiva e institucional, o presente projeto tem o objetivo de realizar intervenções em escolas públicas, de tempo integral, com crianças do ensino fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem. Pretende-se potencializar a aprendizagem desses alunos, a partir da concepção de que a educação transforma, mas para isso o sujeito aprendiz precisa superar suas dificuldades de aprendizagem.
Violência nas Escolas: do risco à proteção
Edital: 010/2017
Docente: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 14/12/2018
Local: Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental

resumo:
O presente projeto de extensão tem como objetivo promover o desenvolvimento social e emocional de estudantes de escolas públicas e/ou privadas, por meio do enfrentamento das diferentes formas de violência nas escolas. Para tal, buscar-se-á identificar a presença de indicadores de risco para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, investigar a consciência que eles têm sobre suas condições de vida, olhando para suas necessidades e expectativas, para então, desenvolver ações educativas e programas protetivos com a participação da comunidade de pais e educadores. A proposta deste Projeto integra-se ao ensino e pesquisa, à medida que propicia aos estudantes desenvolver os projetos integradores do curso de Psicologia nas escolas, as quais realizarão as práticas. Dessa forma, há um exercício de teoria e prática, o que retroalimenta e amplia a formação acadêmica.

 

 

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