Unileste - Pastoral Universitária
     

Pastoral Universitária

Início > Instituição > Pastoral Universitária
Pastoral no Unileste

Conforme afirmou o Papa João Paulo II:
"A pastoral universitária é aquela atividade da universidade que oferece, aos membros da própria comunidade, a ocasião de coordenar o estudo acadêmico e as atividades para-acadêmicas, com os princípios religiosos e morais, integrando, assim, a vida com a fé".

Com base nesta afirmação do Papa, a pastoral deixa de ser um conjunto de atividades e deve ser entendida como uma dimensão de nossa ação educativa. A finalidade última da pastoral é contribuir para a formação integral das pessoas envolvidas, que articule harmonicamente com as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual e seus desdobramentos sobre o ser e o agir de cada pessoa.

Missão da Pastoral Universitária do Unileste
A Pastoral Universitária tem por missão suscitar e desenvolver valores éticos, humanos e cristãos na comunidade universitária, contribuindo para sua formação integral.

A ação pastoral do Unileste, assumida por todos colaboradores e alunos, articulará em cinco dimensões:

  1. Fé e Cultura: busca desenvolver ações que favoreçam a integração entre fé e vida, entre conhecimento e práxis cristã.
  2. Atendimento Personalizado: visa proporcionar o acompanhamento individual e/ou grupal com o objetivo de orientação espiritual e do projeto pessoal de vida. É também oportunidade de solidariedade e apoio fraterno em momentos de dificuldade e dor (doença, luto, etc.).
  3. Evangelização Explícita: busca promover e/ou desenvolver atividades de cunho religioso, litúrgico, catequético, sacramental.
  4. Voluntariado: visa desenvolver atitudes de solidariedade e fraternidade, sobretudo, para com os mais necessitados.
  5. Associacionismo: busca desenvolver a formação de grupos, segundo interesse e aptidões dos membros, como mediação para o desenvolvimento da liderança, da convivência, da aceitação do outro, da solidariedade humana.

Ações da Pastoral do Unileste

  • Evangelizar, mostrar à comunidade acadêmica os valores cristãos como a justiça, a partilha, a misericórdia, a verdade, a fraternidade e a compaixão para com os mais fracos.
  • Celebrar a fé cristã nos momentos de alegria ou de tristeza, de início ou de final de ano letivo, dos dias comemorativos como as formaturas, aula inaugural, o dia das mães, dos pais, dos alunos, dos professores, aniversários e também nos dias de sofrimento, de doença ou de funerais.
  • Celebrar a Páscoa e Natal.
  • Promover Seminários, Fóruns, palestras, juntamente com os professores de Cultura Religiosa.
  • Enfatizar a comemoração dos Fundadores das Ordens Religiosas que são as Mantenedoras da UBEC.
  • Celebrar semanalmente a Eucaristia na Capela Santíssima Trindade.
  • Realizar trabalhos, estudos educativos e sociais envolvendo família, professores e alunos, incentivando a conscientização e o nosso compromisso com os acontecimentos pátrios ou religiosos.
  • Propagar a Campanha da Fraternidade, em sintonia com as propostas da CNBB e da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.
  • Incentivar o associacionismo juvenil, favorecendo e apoiando a organização de grupos de interesse entre os estudantes e demais membros da comunidade universitária.
  • Apoiar e/ou promover ações de voluntariado e de solidariedade entre os membros da comunidade universitária.

Programação Semanal da Capela do Unileste
Terça-feira: Terço
Quarta-feira: Missa
Quinta-feira:
Campus I: Louvor
Campus II: Missa
Sexta feira: Reflexão Bíblica

© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500