O QUE DEVO FAZER PARA TER ACESSO AO SISTEMA DE MATRÍCULA?

Para acessar o sistema e efetuar a matrícula, o aluno deverá estar sem pendências financeiras, acadêmicas e de biblioteca. O acesso ao sistema de matrículas será no prazo mínimo de 72 horas após a quitação de débitos e pagamento da 1ª parcela da semestralidade.

O QUE É O PERÍODO NATURAL E COMO ELE É CALCULADO?

É o período de referência para matrícula do aluno. Considera-se período natural o menor período em que o aluno tem como pendente todas as disciplinas ou o período em que o aluno completar seis disciplinas pendentes.

TENHO GARANTIA DE VAGAS PARA MINHA MATRÍCULA?

Sim, para as disciplinas do seu “Período Natural”, quando a matrícula é realizada na Primeira Fase. A garantia se restringe à existência de vagas nas disciplinas do seu "Período Natural" e não na turma de sua preferência.

EM QUAIS DISCIPLINAS O ALUNO PODE SE MATRICULAR?

Em todas as disciplinas pendentes (não cursadas ou reprovadas) até o seu "Período Natural" e que possuam turmas ofertadas para o semestre letivo em vigor. Não será permitida a matrícula em disciplinas posteriores ao “Período Natural” do aluno.

COMO FAÇO PARA PROGRAMAR MEU HORÁRIO?

O horário de aula para o 1º/2018 estará disponível no Portal a partir das 18h do dia 22/12/2017. Acesse https://www.unilestemg.br/quadrodehorarios.

COMO REALIZAR MATRÍCULA EM DISCIPLINAS OPTATIVAS E LIVRES?

As disciplinas optativas e livres disponíveis para matrícula serão visualizadas no portal ao final do último período do curso. Caso deseje cursar uma disciplina diferente das ofertadas, você deverá procurar a coordenação de curso.

COMO PROCEDER PARA ALTERAR MINHA MATRÍCULA?

Toda alteração de matrícula é de responsabilidade do aluno e deverá ser feita no próprio sistema de matrícula, de acordo com o calendário.

O sistema de matrícula estará aberto para matrícula e alterações nas seguintes datas:
  1. 1ª Fase - 15 a 16/01/2018 - O estudante só visualizará disciplinas do seu "Período Natural" . Só aparecerão turmas criadas para o seu curso.
  2. 2ª Fase - 17 a 21/01/2018 - A partir das 13h do dia 17/01/2018, estudante visualizará disciplinas e turmas disponíveis até o seu "Período Natural", podendo excluir e incluir disciplinas do seu curso ou turmas criadas para outros cursos, desde que haja equivalência entre as disciplinas de sua matriz.
  3. Extensão da data de Matrícula - veterano - 25 de janeiro a 23 de fevereiro - O sistema permanecerá aberto para o estudante fazer o movimento que achar necessário. De 10/02 a 23/02 o sistema permanecerá aberto para o estudante que ainda não realizou a matrícula/ seleção de disciplinas. Toda alteração de matrícula é de responsabilidade do estudante e deverá ser realizada no sistema de matrícula, de acordo com o calendário.

O QUE POSSO ALTERAR EM MINHA MATRÍCULA?

Dentro das disciplinas disponíveis para sua matrícula, você poderá:

  1. Excluir e incluir disciplinas
  2. Alterar turma

Atenção: Todo movimento é de responsabilidade do aluno. Se excluir a matrícula em uma turma, não tem como garantir que haverá vaga para incluir em outra ou até mesmo para voltar para a anterior.

QUAL A DIFERENÇA NAS DATAS DE MATRÍCULA?

Na primeira fase de matrícula só estarão disponíveis as disciplinas do seu curso e do seu período natural, em que as vagas estão reservadas. Na fase seguinte, serão disponibilizadas todas as disciplinas, inclusive as de etapas anteriores, e as vagas não estarão mais reservadas para o seu curso.

QUEM PODE ME ORIENTAR?

O coordenador do seu curso poderá lhe orientar sobre a escolha de disciplinas a cursar. Sugere-se que seja feito com antecedência e não deixe para a época da matrícula.

Haverá, nos dias da matrícula, plantão da Secretaria de Ensino Superior para ajudar no processo de matrícula no sistema.

Informe seu RA e sua senha