Pesquisa desenvolvida em projeto de extensão do Unileste é apresentada em Portugal
Publicado em 02/10/2015

Uma pesquisa desenvolvida no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) sobre parcerias entre arquitetos, designers e artesãos no fomento do artesanato brasileiro foi selecionada para apresentação na 8ª Conferência Internacional: Senses & Sensibility, em Portugal. O trabalho é fruto de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Arquitetura e Urbanismo em conjunto com a universitária Márcia Eringe e a arquiteta Carla Paoliello.

De acordo com a estudante de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Márcia Eringe, a pesquisa buscou desenvolver teorias, metodologias e instrumentos, que permitissem associar a importância do conhecimento acadêmico e do conhecimento erudito no desenvolvimento do artesanato. “A intenção era permitir que o conhecimento acadêmico pudesse ser útil na identificação e solução de problemas relacionados à produção artesanal a partir da troca de experiências entre arquitetos, designers e artesãos”, conta.

Segundo ela, a investigação já havia sido apresentada em âmbito regional durante a 15º Semana de Iniciação Científica e 6º Semana de Extensão do Unileste, realizada em setembro de 2014.

“Agora o trabalho vai ganhar o mundo com a apresentação em um evento de âmbito internacional. Isso me deixa muito feliz e confirma a qualidade da investigação desenvolvida na instituição por meio da parceria entre docentes, discentes e comunidade a partir de projetos de pesquisa e extensão mantidos pelo Unileste”, destaca Márcia Eringe.

Para a universitária, a participação nestas atividades foi um divisor de águas em sua vida acadêmica. “Tive o privilégio de ser aluna extensionista desde a graduação e isso é muito gratificante. Ter um trabalho reconhecido e poder vê-lo apresentado em um congresso tão importante como Senses & Sensibility, em que estarão presentes pesquisadores de várias partes do mundo, é muito bom”, acrescenta.

Unileste bem representado na Europa
O trabalho desenvolvido a partir do setor de Extensão do Unileste será apresentado nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2015, em Lisboa, pela arquiteta Carla Paoliello, uma das autoras da investigação.

“Não poderei estar no congresso, mas confio plenamente na competência da Carla para nos representar. Agradeço a ela pela confiança no meu trabalho, e ao Unileste, por possibilitar essa experiência singular que foi a extensão. Chego ao final da minha graduação com um sentimento de dever cumprido e ansiosa por novos projetos”, finaliza a estudante Márcia Eringe.