Pesquisadores do Unileste apresentam trabalhos sobre o setor de navipeças em Foz do Iguaçu
Publicado em 31/05/2016

As investigações do grupo de pesquisa “Automatização e controle dos equipamentos do navio utilizando redes de comunicação inteligentes (Autonav)”, vinculado ao Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), serão apresentadas durante o XXXV International Sodebras Congress, que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).  Ao todo, quatro artigos do centro universitário foram aceitos nesse evento que se propõe a discutir as soluções para o desenvolvimento do país.

“A participação em um evento internacional é uma oportunidade de apresentar nossos trabalhos e debater ideias com um grupo seleto de docentes e representantes de empresas que lá estarão presentes”, explica o professor Demétrio Renó Magalhães, um dos coordenadores do grupo de pesquisa.

Segundo ele, a busca por novos conhecimentos a partir da participação em eventos como esse contribui para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido na instituição. “A apreciação de outros trabalhos permite a reflexão sobre o que estamos desenvolvendo. Além disso, propicia conversas informais que fazem parte da construção do conhecimento em eventos", completa Demétrio Renó.

Foram selecionados os artigos: “Conceituação do Protocolo Autonav”; “Ganho de produtividade em documentação de software com o enterprise”; “Interface humano-máquina para World Wide Web” e “A utilização de Angularjs e Signalr em sistema supervisório”, produzidos pela equipe de pesquisa que é composta pelos docentes Silvano Fonseca Paganoto, Demétrio Renó Magalhães e os pesquisadores Henrique G. da Conceição Gomes, Wilian Douglas dos Santos Penaforte, Mateus Sales André Cruz, Fábio de Paula Carvalho e Celia de Jesus Vidal. Os trabalhos são fruto de pesquisas de iniciação científica e serão apresentados oralmente no congresso e, posteriormente, publicados na Revista Sodebras.