Projeto do Unileste utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Especial
Publicado em 09/09/2016

O projeto de extensão universitária "Informática na Educação Especial", do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação de pessoas com deficiência. O projeto é desenvolvido com usuários do Centro de Reabilitação Geral (CRG), em Ipatinga. As atividades tiveram início em 26/04/2016 e ocorrem todas as terças- feiras, das 14h às 15h, no laboratório de Informática do campus de Ipatinga. O projeto prossegue até novembro de 2016.

A docente Maria Aparecida Faria Gomes, responsável pela coordenação do projeto, explica que o objetivo é ampliar as discussões sobre o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação especial.

“Atualmente, são atendidos 10 usuários do CRG com diagnósticos de deficiências, tais como: tetraplegia, hemiparesia, paralisia cerebral, hidrocefalia, paralisia infantil e problemas motores decorrentes da amputação de membros”, conta Maria Aparecida Faria.

Segundo ela, o projeto é desenvolvido por alunas extensionistas do curso de Psicologia a partir de atividades que contribuem para a alfabetização e letramento digital, ascensão cultural e resolução de problemas cotidianos por meio do uso da rede de computadores.

A docente ressalta que as práticas, além de favorecerem a alfabetização e letramento digital, propiciam momentos de interação e comunicação, promovendo a integração e inclusão digital e melhorando a autoestima destas pessoas.

O projeto conta com a participação de usuários das cidades de Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano, sendo executado pelas universitárias extensionistas: Marielle Costa Silva, Sândila Cristina Reis, Amelina do Socorro Pimenta, Tayline Emanuelle Deiro de Freitas e Elenice Procópio Araújo sob a coordenação da professora Maria Aparecida Faria Gomes.