Unileste tem trabalho apresentado em Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Publicado em 26/09/2016

Da esquerda para direita prof. Marcio José de Castro Justino, a estudante Lívia Cristine de Oliveira e o prof. Manuel Camela Rafael.A universitária Lívia Cristine de Oliveira, estudante do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), apresentará o trabalho “Capacitação em Instalações Elétricas, AutoCAD básico e NR10 básico” no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). O evento será realizado de 27 a 30 de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O trabalho é resultado das atividades de extensão do centro universitário em um projeto de mesmo título desenvolvido em parceria com o Programa Qualificar.  A iniciativa busca capacitar pessoas para a empregabilidade na área elétrica por meio do nivelamento em matemática básica e do ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e circuitos elétricos em laboratório.

As práticas abordam ainda a execução e manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais, noções básicas em informática, uso do computador para a elaboração de projetos a partir do software Autocad e estudo da Norma NR10 sobre  segurança em trabalhos com a eletricidade.

Para o professor Marcio José de Castro Justino, um dos orientadores do projeto, essa participação é resultado de uma fecunda parceria entre o Unileste e comunidade externa. “Professores, alunos e a comunidade estiveram envolvidos nesta iniciativa que propicia uma das experiências mais proveitosas em um curso superior, a extensão universitária”, destaca.

De acordo com Manuel Camela Rafael, outro orientador do projeto, a participação constitui uma importante oportunidade de socialização das experiências e intercâmbios sobre a consolidação da tríade ensino, pesquisa e extensão no curso de Engenharia Elétrica.

“A aprovação do trabalho demonstra o amadurecimento e a lucidez que se incorporam nas práticas extensionistas do Unileste. Além disso, reforça a importância e diferenciação do projeto educacional da instituição, a partir da dedicação às ações de extensão”, comenta.

Para Lívia, será uma oportunidade de absorver muito conhecimento neste importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. “Além de representar o Unileste, terei a chance de me atualizar sobre o que há de mais novo no meu campo de atuação”, finaliza.