Unileste tem pesquisa selecionada para Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas do CREA/MG
Publicado em 19/10/2016

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) teve a pesquisa “Recuperação de Metais e Polímeros Presentes em Lixo Eletrônico” selecionada para a 4ª Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec) do Crea-Minas. O projeto, vinculado ao curso de Engenharia Química, está entre as 36 melhores produções selecionadas para o evento. A feira será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, na sede do CREA-Minas, em Belo Horizonte/MG, localizada na Av. Álvares Cabral, 1.600, bairro Santo Agostinho.

“Será uma oportunidade de divulgar a iniciação científica do Unileste por meio desta pesquisa de grande relevância ambiental que já foi apresentada em alguns eventos de natureza científica, sendo até mesmo premiada”, conta Leonardo Ramos Paes de Lima, coordenador de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Unileste.

O trabalho selecionado
A investigação “Recuperação de Metais e Polímeros Presentes em Lixo Eletrônico” é uma pesquisa que visa desenvolver um método em escala industrial para tratamento e recuperação de metais nobres e polímeros presentes em lixo eletrônico.  O trabalho foi premiado em 2015, quando recebeu o prêmio Sustentabilidade Radix, no valor de R$10 mil para continuidade do projeto de Iniciação Científica nascido no setor de Pesquisa e Extensão do Unileste.

O projeto, com foco na Gestão de Recursos Sólidos, surgiu da preocupação com o aumento do volume de lixo eletrônico no mundo. Agora, a investigação segue para capital mineira, onde será apresentada pelo professor Leonardo Ramos Paes de Lima e pelos estudantes Lúrima Uane Soares Farias e Filipe Souza Almeida, alguns dos autores da investigação. Toda participação será custeada pela feira promovida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-MG). Outras informações pelo telefone (31) 3846-5511.