Unileste realiza mais uma edição do UnilesteGym
Publicado em 25/11/2016

“Minha caixa de brinquedos anda meio esquecida” é o tema desta edição do Unilestegym, tradicional espetáculo de ginástica e dança vinculado às disciplinas “Ginástica Geral e Rítmica” e “Ginástica de Academia” do curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). O evento será realizado neste sábado (26), no teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano, em duas sessões: 18h30 e 20h. As apresentações são gratuitas e abertas ao público, basta retirar o convite com os alunos do curso de Educação Física.

O objetivo desta edição é iniciar uma reflexão sobre a importância do resgate do brincar livre, completamente desconectado, para o combate dos excessos dos jogos eletrônicos, o que pode estar acontecendo com as crianças atualmente. Este semestre o evento ocorrerá em duas sessões: a primeira com as crianças e adolescentes da Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste e os alunos da disciplina Ginástica geral e Rítmica; a segunda haverá alunos da disciplina Ginástica de Academia, o projeto Ativaidade em Movimento e grupos convidados.

De acordo com Flávia Santos, “O Unilestegym é uma oportunidade muito rica de aprendizado para os estudantes de Educação Física na área cultural e artística, aliando o espetáculo e as habilidades de sua organização às técnicas de condicionamento do corpo. Criar movimentos com música, ritmo, estética e técnica é sentir-se autor de um produto belo, que agrada a todos. Tudo isso gera muito prazer e aumenta a autoestima e a sociabilidade de quem participa, além de mostrar que dá para se exercitar e se divertir ao mesmo tempo. O profissional de Educação Física precisa ser desinibido para lidar com as pessoas no seu trabalho, participar de um espetáculo como esse ajuda muito nessa parte também”, comenta a professora.

Extensão

O Unilestegym é um Projeto de Extensão do Curso de Educação Física que transforma as atividades desenvolvidas durante o semestre em manifestações artísticas, valorizando a cultura regional, contribuindo para a adoção de um estilo de vida ativo e reforçando os laços da instituição com a comunidade local. É realizado por duas professoras do curso: Flávia Santos (Disciplina Ginástica Geral e Rítmica) e Nelma Almeida Santos (Projeto de Extensão Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste), com o apoio do coordenador do curso, prof. Tasso Coimbra Guerra, e dos estagiários do curso de Educação Física.

Flávia Santos acredita que os benefícios do festival extrapolam os muros do Unileste, uma vez que são convidados a participar do evento também crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade por meio dos projetos de extensão do curso, todos empenhados nas apresentações. “Este ano teremos a participação da Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste (crianças a partir de 6 anos) e do projeto Ativaidade em Movimento (adultos e idosos). Todo mundo ganha e todo mundo perde! Ganhamos condicionamento físico, saúde e alegria, mas também perdemos estresse, mau humor e, de quebra, uns quilinhos de peso corporal. Estilo de vida saudável é o que o festival prega sempre! Saúde!”, finaliza.

UnilesteGym

Data: 26/11 (sábado)