Estudantes de Comunicação Social do Unileste visitam Inhotim

Publicado em 09/12/2016

As turmas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizarão, neste sábado (10), uma viagem técnica ao Instituto Inhotim, um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, no município de Brumadinho (MG).

Os alunos serão acompanhados pelo professor da disciplina Arte e Estética, Rodrigo Cristiano Alves. “O objetivo da viagem é proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer o maior museu a céu aberto da América Latina, onde poderão ver de perto os principais artistas do circuito de arte contemporânea no Brasil e no mundo, além de vivenciar na prática as teorias sobre história da arte vistas nas aulas”, explica o docente.

“A visita ao museu se dá também pelo fato de os alunos poderem vivenciar as experiências estéticas que só a visita in loco poderá proporcionar”, completa Rodrigo. A saída do campus de Coronel Fabriciano será às 3h da manhã, com retorno previsto para as 17h.

Sobre o Instituto

O espaço foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.

Além das galerias dedicadas a exposições individuais de artistas e das obras externas permanentes, quatro galerias — Fonte, Lago, Mata e Praça — recebem exposições temporárias de obras que integram a coleção de arte contemporânea que, atualmente, conta com mais de 700 trabalhos de cerca 200 artistas de diferentes países do mundo.