Aluno do Unileste ministra palestras em escolas sobre conscientização ambiental
Publicado em 28/03/2017

Mais de 2500 pessoas já receberam a palestra do graduando Samuel Iginio, do 3°período do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), cujo objetivo é mostrar, na prática, o que faz um biólogo de campo, desconstruir conceitos errôneos e trabalhar a conscientização ambiental dos estudantes. O trabalho foi montado com base em um projeto de iniciação cientifica coordenado pelos professores Marcos Rodrigues e Michelle Carvalho.

De acordo com Samuel Iginio, “as palestras possibilitam um momento totalmente voltado para a reflexão a respeito das nossas atividades diárias, que possam resultar em consequências positivas ou negativas para a vida em geral. Com apoio do professor Cléber Ribeiro, as apresentações também contam com animais taxidermizados, possibilitando um processo de educação por meio do contato direto”, explica o graduando.  Já foram ministradas palestras em escolas das cidades de Itabira e João Monlevade.

A importância da palestra

Para o palestrante, a principal ideia de tudo é que é preciso conhecer para preservar. “O público tem a oportunidade de ter contato com algumas peças que, talvez, eles nunca conheceriam, como o crânio de uma onça, vértebra de baleia, crânio de boto-cor-de-rosa, dentre outros. Eles aprendem a importância desses animais por meio da palestra e tem o contato com peças correspondentes a eles. Com isso, o público desconstrói muitos mitos e preconceitos, tem um momento enriquecedor de informações e aprende muito sobre o biólogo de campo”, explica Samuel Iginio.

“O feedback dos alunos tem sido positivo em todas as escolas, alguns até pedem aos professores para assistir a palestra novamente. Outros agradecem por meio de cartas ou redes sociais. Durante a palestra eles fazem muitas perguntas e acho que o que os atrai é o fato de a palestra ser descontraída, nada monótono ou engessado”, comenta.

Contato

Caso alguma instituição de ensino fundamental e médio se interesse pela palestra, basta entrar em contato com Samuel Iginio pelo e-mail samuiginio@yahoo.com.br ou pela página www.facebook.com/obichoeeu .