Docentes e universitários do Unileste desenvolvem atividades de Educação Profissional

Publicado em 07/04/2017

O projeto de extensão Educação no Trânsito, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), desenvolve atividades de treinamento para colaboradores do Hospital Municipal de Ipatinga durante todo o mês de abril. Os treinamentos são ministrados pela professora Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, com participação dos discentes envolvidos na extensão universitária. A atividade tem como objetivo contribuir para a gestão em segurança e saúde do trabalhador com discussão dos aspectos inerentes à caracterização do acidente de trajeto do trabalho, responsabilidade compartilhada e medidas preventivas.

Os discentes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho que integram o projeto colaboram com a aplicação de dinâmicas e discussão de filmes educativos sobre normas de circulação no trânsito. “Trata-se de uma metodologia importante na extensão com uso de treinamento e permitindo o desenvolvimento de habilidades fundamentais em relação aos requisitos para a segurança do pedestre e condutor. Além disso, permitirá aos treinados participação efetiva e maior assimilação em relação aos requisitos de segurança e saúde do trabalhador”, explica a professora Marluce Queiroz.

O projeto

O projeto de extensão Educação no Trânsito é desenvolvido pelo Unileste com a coordenação técnica da Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz e Prof. Msc. Cristian de Souza Freitas, sendo vinculado ao curso de Engenharia de Produção. As atividades oportunizam ao graduando a experimentação das atribuições técnicas do Engenheiro de Produção conforme regulamentação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) notadamente em relação ao desenvolvimento de treinamento, divulgação técnica e extensão.

Além disso, permite ao graduando interagir com outras áreas do conhecimento, Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, oportunizando a interdisciplinaridade com abordagem metodológica, integrando conceitos para melhor compreensão no trânsito urbano, fenômeno sistêmico, e intervenção para contribuir para a formação em condutas seguras de motoristas e pedestres.