Unileste promove VII Encontro de Professoras Alfabetizadoras do Vale do Aço

Publicado em 12/05/2017

Com o objetivo de instigar os olhares para a questão da alfabetização e do letramento como direitos de aprendizagem da criança, o curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) promove  o VII Encontro de Professoras Alfabetizadoras do Vale do Aço nesta segunda-feira (15), às 19h, no Auditório José Viccente Justino (Sr. Zezinho), campus Coronel Fabriciano. O evento faz parte da programação da disciplina Alfabetização e Letramento, de responsabilidade da professora Edna Imaculada Inácio de Oliveira. O evento é gratuito e aberto ao público.

No evento estarão presentes a diretora da Secretaria Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia de Lana Moraes Andrade, que falará sobre a avaliação do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental no Estado de Minas Gerais; a professora Geane Cristine Arthuso, da Escola Estadual Zacarias Roque, que fará um relato sobre sua prática com a alfabetização de crianças no Ensino Fundamental; e a professora Gabriela Nunes, do Colégio Padre de Man, que também fará um relato sobre a alfabetização de crianças de 6 anos (1º ano do Ensino Fundamental).

De acordo com Tereza Cristina Monteiro Cota, coordenadora do curso de Pedagogia do Unileste, vale destacar que trata-se de um importante evento, uma vez que compreender as práticas de alfabetização e letramento são fundamentais para o futuro pedagogo/professor. “Entender a alfabetização como um processo de construção, ligado às práticas de letramento, fortalece a concepção de que as crianças, jovens e ou adultos são sujeitos autônomos, ativos, que reconhecem e ressignificam a sociedade em que vivem. Tudo isso é fundamental para a valorização dos direitos de aprendizagem dos educandos envolvidos no processo de alfabetização, em espaços escolares e não escolares”, finaliza a professora.