Unileste realiza 15ª edição da Semana de Museus

Publicado em 12/05/2017

Em 18 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Em alusão à data, o Museu Padre de Man, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), promove uma programação especial com exibições de filme, visitas monitoradas, palestras e oficinas. Abertos ao público e com entrada franca, os eventos da Semana de Museus ocorrerão de 15 a 19 de maio, no campus de Coronel Fabriciano. As vagas são limitadas à capacidade dos espaços.

A coordenadora da Pastoral Universitária do Unileste, Conceição Marques, explica que a Semana Nacional de Museus ocorre anualmente, quando  museus de todo o país, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), desenvolvem uma agenda de eventos especiais em prol da data comemorativa. “O Museu Padre de Man busca, nessa semana, intensificar ainda mais sua relação com a comunidade acadêmica, buscando refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema”, acrescenta a professora.

O tema desta edição, ”Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, será abordado pela professora Vanessa Costa Soares, nesta segunda-feira (15), em palestra no Auditório Otton Fava, às 19h. Mais tarde, às 21h, o docente Rodrigo Cristiano Alves exibe o filme americano “Uma noite no museu”, no Museu Padre de Man.

Na terça-feira (16), das 9h às 14h, o Museu Padre de Man será aberto para visitas guiadas. Na quarta-feira (17), a professora do curso de Ciências Biológicas, Isabela Crespo Caldeira, realiza as atividades “Uma manhã no Museu com a Biologia”, “Jogo da Memória” e “Oficina de Fotografia”, a partir das 8h. O filme “Uma noite no museu” será reexibido no mesmo dia, às 19h.

O Museu será reaberto para visitas monitoradas na quinta-feira (18), às 9h, e será apresentada a história do Unileste. Na sexta-feira (19), a docente Luciana Brandão, do curso de Pedagogia, explanará o tema “História Local do Cotidiano”, às 14h.

15ª Semana de Museus Unileste

15/05 – 19h – Auditório Otton Fava

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus

Palestra: Profa. Vanessa Costa Soares