Unileste comemora Dia Nacional da Luta Antimanicomial com poesia e teatro

Publicado em 17/05/2017

A Escola de Educação e Saúde do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do curso de Psicologia, realiza nesta quinta-feira (18) um sarau alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) – CASAM da Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano e com o Teatro Universitário do Unileste. O evento é gratuito e terá início às 19h, no Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano. As vagas são limitadas à capacidade do espaço.

Os profissionais do CASAM de Coronel Fabriciano farão a abertura da programação, abordando o protagonismo dos usuários da saúde mental. Haverá intervenção de teatro com a cena “A Gaveta Mágica”, produzida pela atriz Camila Vaz, a partir de texto do psicanalista Beto Oliveira, sobre a medicação na sociedade contemporânea. Em seguida, será realizado um recital de poesias escritas pelos usuários do centro de atendimento em oficinas terapêuticas, pela psiquiatra do CASAM, Maria Angélica Vaccarini, e pelo coletivo “A rua declama”. Os participantes do evento também poderão recitar poesias que estarão expostas no palco.

Haverá ainda apresentações musicais, exposição e venda de produtos produzidos pelos usuários do CASAM em oficinas terapêuticas. “O dia 18 de maio, em que se comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, é uma data importante, sobretudo, para usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental, que defendem mudanças na assistência à saúde mental, com a garantia dos direitos de cidadania e reinserção social das pessoas com sofrimento mental. Abordar este tema no Unileste reafirma o compromisso que a instituição tem com a comunidade e com a formação ética e cidadã de seus discentes”, comenta a professora Patrícia Guedes, organizadora do evento.

O público externo interessado deve se inscrever por meio do Núcleo de Atividades Práticas em Psicologia (NAPP), presencialmente, no Bloco X do campus de Fabriciano, ou pelo telefone (31) 3846-5588.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Sarau do CASAM

Data e horário: 18 de maio – 19h

Local: Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano

Inscrições: NAPP Unileste: Bloco X ou pelo telefone (31) 3846-5588