Alunos do Unileste realizam visita técnica à Serra dos Cocais
Publicado em 02/06/2017

Estudantes do 1º e 10º períodos do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizam, neste sábado (3), uma visita técnica à Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano. O objetivo é complementar a formação acadêmica levando o universitário a campo para vivenciar in loco o conteúdo aprendido em sala de aula. Cerca de 50 alunos estão envolvidos na atividade.

De acordo com Betinna Tassis, professora do Unileste e coordenadora da atividade, “trata-se de uma intervenção para fomentar ações de sensibilização para potencializar a geração de renda e o empoderamento por meio do fortalecimento da identidade local (tropeirismo), verificada em pesquisas e apresentada em proposta do projeto extensionista de Hospedagem Domiciliar Cama e Café. Será um momento de capacitação, troca de conhecimentos e aplicação de pesquisa in loco”, explica a docente.

Para a professora, é importante “entender o sistema de empreendedorismo, aplicar pesquisa de demanda, aplicar conhecimentos a respeito de marketing turístico, identidade e vocação e associativismo e, por esses motivos, sair da sala de aula é fundamental para os alunos”.

A Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança em Desenvolvimento Econômico e Turismo, é apoiadora do projeto, que conta com a mobilização da Associação dos Moradores de Serra dos Cocais, além da Agência de Receptivo Turístico Darcélia Turismo, egressa do curso de turismo do Unileste.

Serra dos Cocais

A Serra dos Cocais é uma formação geológica localizada em Coronel Fabriciano. Faz parte da província geológica da Serra do Espinhaço, sendo composta por blocos contínuos de granito com idade superior a 600 milhões de anos. Sua altitude, que atinge o máximo de 1200 metros acima do nível do mar, destaca-se em relação ao terreno ao redor com altitudes médias variando entre 500 e 800 metros.

Abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, em meio à considerável presença do reflorestamento com eucalipto, sendo considerada como área de proteção ambiental desde 2002.

A população que habita em fazendas ou povoados rurais da Serra dos Cocais é estimada em cerca de 2 mil habitantes. Está situada a cerca de 20 quilômetros do Centro de Fabriciano e possui grande relevância turística e cultural, por ser onde se situam várias cachoeiras e mirantes, abrigando ainda grupos folclóricos que mantêm tradições culturais diversificadas em seus povoados, como em São José dos Cocais e Santa Vitória dos Cocais.

É bastante frequente a prática de esportes radicais, como escaladas, mountain bike, rapel, trekking e saltos de paraquedas, além de competições do ramo do automobilismo Off Road.