Unileste realiza 1º Fórum Regional de Economia Criativa da RMVA
Publicado em 08/06/2017

Nesta sexta-feira (9), o Teatro João Paulo II do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), campus Coronel Fabriciano, recebe o 1º Fórum Regional de Economia Criativa da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). O evento é uma realização do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, com apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano e da FIEMG. O objetivo é fomentar novas alternativas de trabalho e desenvolvimento para os futuros profissionais do Vale do Aço. A programação terá início às 13h30 e contará com diversas palestras. O evento é aberto ao público, mediante inscrição gratuita pelo site www.frecmg.wixsite.com/coronelfabriciano. As vagas são limitadas à capacidade do espaço.

Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do centro universitário, Ricardo Augusto Crochet, “a proposta é apresentar experiências sobre o estágio atual da indústria criativa em Minas Gerais e novas perspectivas para os profissionais de todas as áreas na RMVA, além de debater sobre a diversificação econômica da região, estruturada na siderurgia”, comenta. O evento é organizado por alunos da disciplina Práticas Profissionais, ministrada pelo professor Roberto Caldeira.

“Há algum tempo o Brasil discute o conceito de economia criativa, refletindo o que já se disseminou em todo o mundo. Diferentemente dos setores tradicionais responsáveis pela balança comercial brasileira, a indústria criativa incorpora o conhecimento como forma de agregar valor econômico ao comércio de bens e serviços. Neste sentido, diversas áreas foram incorporadas por este setor, como arquitetura, moda, design, publicidade, tecnologia da informação, mídia, música, artes visuais e artesanato. Atento a este mercado, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste vem discutindo novas possibilidades profissionais e de trabalho, orientando os alunos para os diversos segmentos da economia criativa que possuem afinidade com a arquitetura e o urbanismo”, explica o coordenador Ricardo Crochet.

“O projeto Parque da Lagoa” será tema da palestra ministrada pelo docente Roberto Caldeira, idealizador do projeto que, segundo ele, “é o embrião de uma proposta que integra o poder público, a iniciativa privada e a universidade, com o objetivo de implantar em Coronel Fabriciano um polo tecnológico de alcance regional para incubação de empresas e aceleração de startups”, explica o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste.

Projeto Parque da Lagoa

De acordo com o docente Roberto Caldeira, “o projeto propõe integrar em um mesmo local os espaços necessários para o desenvolvimento das atividades humanas, como trabalho, moradia e lazer, aumentando a atratividade da proposta e garantindo a sustentabilidade do projeto”, explica o professor, acrescentando que “a viabilidade do projeto está relacionada com a articulação em rede de diversos órgãos, instituições e interessados, públicos ou privados, envolvidos no fomento ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social, ao empreendedorismo e à inovação na Região Metropolitana do Vale do Aço”, finaliza.

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura

14h30 – “A Experiência de Santa Rita do Sapucaí”, por Paulo Tadeu Leite Arantes

15h10 – “Invista Cultura”, por Rud Alves Costa Carvalho

15h30 – “ACELERA MGTI – Programa de Aceleração de Startups”, por Leonardo Pontes Guerra

15h50 – Coffee Break

16h10 – “O Projeto P7 Criativo”, por Júlia Lages Abreu (FIEMG)

16h30 – “O Projeto Parque da Lagoa”, por Roberto Caldeira Jr.

17h – Ciclo de Debates

18h – Encerramento