Alunos de Comunicação Social apresentam a 10ª edição do "OsCalouros"

Publicado em 08/06/2017

Os cursos de Comunicação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) trazem nesta sexta-feira (9), às 19h30, no teatro João Paulo II, a 10ª edição do "OsCalouros". Realizado semestralmente, o evento exibe vídeos com roteiro e produção dos alunos do primeiro período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A atividade é tradicional da disciplina "Linguagem Cinematográfica e Literária", fazendo alusão ao Oscar, produzido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Neste ano, o evento conta com algumas novidades. “Diferentemente das edições anteriores, em que os vídeos possuíam um minuto, dessa vez os grupos exibirão vídeos de até cinco minutos”, conta Marcos Guimarães, membro da comissão organizadora do evento. O tema também mudou e será baseado em uma foto. “A professora Ana Cláudia passou para os estudantes uma fotografia dos pés de uma mulher negra, tirada pela professora Silvana Soares, que deve entrar no vídeo, de modo que essa foto é passada de uma pessoa para outra”, completa o organizador.

O coordenador do curso, Alexandre Fabri, reflete a importância do evento como experiência para os alunos do 1º período. “Trata-se de um projeto empolgante, já tradicional. Os vídeos são parte importante da comunicação moderna e qualquer incentivo acadêmico para desenvolver a técnica é de muita relevância. No desenvolvimento dos vídeos, sob um objetivo específico, o aluno perpassa por todos os processos que compõem a cadeia de produção, do roteiro à pós-edição”, comenta.

Para Alysson Souza, calouro de Publicidade e Propaganda, “sem dúvida nenhuma foi uma experiência pra agregar muito valor à minha carreira, aprendi coisas nas madrugadas de edição que me serão úteis para o resto da vida como publicitário”. O aluno ainda ressalta que o evento, como uma competição sadia, motiva muito os novatos. “Ver a turma toda empenhada, cada um com sua tarefa, cada um com sua função, nos motiva muito a colocar em prática da melhor forma possível o que aprendemos em sala de aula”, conclui.