Pesquisadores do Unileste publicam artigo em revista de universidade do Rio de Janeiro

Publicado em 14/07/2017

O artigo “Análise da percepção dos riscos ocupacionais entre trabalhadores de uma indústria do segmento têxtil”, desenvolvido por Felipe Andrade Queiroz, Gildayne Frade Benigno e Carolina Andrade Queiroz, egressos, respectivamente, dos cursos de Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária e de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), será publicado na edição de julho do periódico “Sistemas & Gestão”, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. O estudo, em coautoria com a coordenadora Marluce Teixeira Andrade Queiroz, avaliou os riscos ocupacionais nas atividades em indústria têxtil.

“Tivemos como premissa contribuir com as diretrizes relacionadas às ações de prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais em uma visão integrada com delimitação e eliminação dos fatores de riscos”, explica Marluce, ressaltando que foram analisados os aspectos relativos aos requisitos do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

Carolina Andrade Queiroz, egressa do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, enfatiza que a proteção foi debatida no estudo com o objetivo de instrumentalizar os serviços especializados em segurança, propondo ações específicas que contribuem para a qualidade de vida dos trabalhadores do segmento têxtil. “Uma das estratégias sugeridas foi a ginástica laboral de maneira preventiva, a fim de evitar as doenças osteomusculares nos colaboradores”, reforça a pesquisadora.

O trabalho ainda abordou a importância do controle da poluição no ambiente interno das fábricas. “Relacionamos a baixa troca de ar, além da forração e do maquinário, e o resultado mostrou elevados níveis de poluentes dispersos no ar”, relata Gildayne Frade Benigno, coautora do projeto.

Conhecimento em prática

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unileste, Rosângela Paranhos, destaca que “estudos interdisciplinares são estimulados durante todo o curso, visando à aprendizagem significativa para o aluno, estando presente em nosso currículo e considerando sua importância para o meio profissional”, comenta.

No estudo, foram identificados aspectos relacionados às normas do Direito Ambiental com uma investigação da proteção e conservação de componentes bióticos e abióticos. Para Felipe Andrade Queiroz, egresso do curso de Direito do centro universitário, o projeto contribui para um trabalho condizente com a prática profissional do advogado. “Existe a possibilidade da gestão das práticas de inovação tecnológica que oportunizam a sustentabilidade, influenciando, de forma positiva, o desempenho empresarial”, finaliza.

A revista

O periódico Sistemas & Gestão (S&G) propõe a publicação de artigos científicos que representam um avanço significativo na engenharia e no gerenciamento do sistema de produção. A revista foi recentemente classificada pela Qualis-CAPES como B2 no campo da educação.