Unileste apresenta o projeto Autonav na 29ª Expo Usipa
Publicado em 19/07/2017

O projeto Automatização e Controle dos Equipamentos do Navio Utilizando Redes de Comunicação Inteligentes (Autonav), desenvolvido por pesquisadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), será apresentado na 29ª Expo Usipa, em Ipatinga, entre os dias 19 e 21 de julho, das 18h às 23h. O evento é uma das mais importantes exposições de Minas Gerais, nos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviço.

O Autonav é uma iniciativa do Unileste em parceria com a empresa Dieletric. A pesquisa do segmento naval é financiada pela Agência Brasileira de Inovação (Finep) e tem como objetivo desenvolver um sistema composto por hardwares e softwares que possa ser utilizado na monitoração, controle e comando dos equipamentos presentes nos diversos ambientes do navio, e desse modo, facilitar o controle e automatização dos comandos de uma embarcação a partir de redes de comunicação inteligentes.

De acordo o professor Silvano Fonseca Paganoto, um dos pesquisadores do projeto, trata-se de uma parceria público-privada em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da região. "O Autonav traz ao Vale do Aço uma oportunidade única de desenvolvimento científico e tecnológico, porque alia parceria entre governo federal (FINEP), empresa privada (Dieletric) e instituição de educação e pesquisa (Unileste). A partir desse sistema, a automação, em um futuro próximo, será realizada por elementos inteligentes que interagem entre si, por meio de uma rede de comunicação totalmente digital”, finaliza o docente.

Serviço
29ª Expo Usipa (Ipatinga) – Apresentação do Autonav
Estande: Dieletric
Data e horário: 19 a 21 de julho, das 18h às 23h


© 2018 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500