Fabriciano recebe 11ª Primavera dos Museus no Unileste

Fabriciano recebe 11ª Primavera dos Museus no Unileste
Publicado em 12/09/2017

Museu Padre De Man integra programação nacional e resgata história do Padre que contribuiu para o crescimento social e econômico do Vale do Aço

O Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man é uma das instituições participantes da 11ª Primavera dos Museus, que ocorre de 18 a 22 de setembro. Nesse período, mais de 900 museus de todo o país oferecem atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros. O evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura, é aberto a escolas da região e ao público interessado.

O tema desta edição, “Museus e suas memórias”, destaca a importância de valorizar a memória institucional, construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais, e que tem no museu um importante ponto de conexão. O Museu do Centro Universitário dará foco à história do fundador da instituição, Joseph Cornélius Maria De Man.

“As atividades realizadas nesta semana visam proporcionar a aproximação do Museu com a comunidade interna e externa, buscando ampliar a visibilidade do espaço”, comenta Conceição Marques, coordenadora do Museu Padre De Man. Ela acrescenta que “o Museu possui muitas e diferentes memórias, que merecem e necessitam ser reveladas e também preservadas”.

Programação

A palestra “Museus enquanto lugar de memórias” integra a solenidade de abertura na segunda-feira (18), às 19h, no Auditório Padres do Trabalho, campus Fabriciano. As palestrantes são: professora Vanessa Costa Soares e Valessa Costa Soares, que também ministra oficina de restauração de fotos no mesmo dia, às 15h, no Museu Padre De Man.

Do dia 19 ao dia 21, o espaço recebe visitas orientadas oferecidas à comunidade: terça-feira em dois horários - às 14h e às 19h -, e quarta e quinta-feira às 14h. Para celebração ao fundador Padre De Man, a Capela Santíssima Trindade, localizada no campus Fabriciano, conta com a celebração do Padre Geraldo Ildeo. Já na sexta-feira (22), a atividade se concentra no Concurso de Desenho e Redação com o tema “A história do Padre De Man”. O objetivo é resgatar e socializar a história do padre que idealizou e criou o Colégio, valorizando as produções textuais desenvolvidas pelos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Padre De Man.

A programação de visitas monitoradas e pré-agendadas ao Museu será integrada às atividades da 11ª Primavera dos Museus, às 9h e às 14h. O contato deve ser feito pelo telefone (31) 3846-5543 ou pelo e-mail: cmarques@unilestemg.br.

18/09 (segunda-feira)

15h | Oficina Restauração de Fotos

Local: Museu Padre De Man

19h | Palestra Museus e suas memórias

Local: Auditório Padres do Trabalho

19/09 (terça-feira)

14h e 19h | Visitas monitoradas

Local: Museu Padre de Man

20/09 (quarta-feira)

14h | Visitas monitoradas

Local: Museu Padre de Man

19h | Celebração ao fundador Padre De Man

Local: Capela Santíssima Trindade, Unileste campus Fabriciano

21/09 (quinta-feira)

14h | Visitas monitoradas

Local: Museu Padre de Man

22/09 (sexta-feira)

9h | Concurso de Desenho e Redação

Local: Colégio padre de Man

 

Serviço

11ª Primavera de Museus

Período: de 18 a 22 de setembro

Local: Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man – campus Coronel Fabriciano (Unileste)

Entrada: gratuita

Público: comunidade em geral


© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500