Projeto oferece minicursos a professores e pedagogos de Fabriciano

Projeto oferece minicursos a professores e pedagogos de Fabriciano
Publicado em 13/09/2017

As atividades, em prol da inclusão de alunos com deficiência na educação regular, ocorrem nesta sexta-feira (15) no Unileste

O Projeto de extensão Educar para incluir: elaboração de material didático inclusivo, desenvolvido pelo curso de Pedagogia do Unileste, oferta nesta sexta-feira (15) minicursos para professores e pedagogos vinculados à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano. As atividades se estendem das 15h às 18h, no Bloco B – salas 102 e 103, campus de Fabriciano. Para inscrição, os interessados devem procurar a SRE pelo telefone (31) 3841-9450, ou no endereço: Rua Guarapari, 1.163, Bairro Belvedere.

“Nossa missão é atender um número expressivo de educadores da região para trabalhar na elaboração de material didático, a fim de criar estratégias quanto à acessibilidade pedagógica, aprimorar e estudar novas metodologias e potencializar a inclusão integral dos alunos com deficiência”, avalia a coordenadora do Projeto, professora Maria Aparecida de faria Gomes.

Os dois minicursos ofertados são: A  correção da escrita de surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, a ser ministrado pela professora Glória Dias Soares Vitorino e o Estudo teórico-prático sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): conceito, função e estrutura, que será apresentado pela professora Stela Maris Bretas. Cada oficina receberá até 25 profissionais da educação para participação. 

Ao longo do semestre serão apresentados novos minicursos de alfabetização, ciências e tecnologias para promover formação continuada aos professores da região em prol da inclusão de alunos com deficiência na educação regular.

O Projeto

O projeto de extensão em rede envolve docentes de diferentes áreas do conhecimento, com o propósito de potencializar a educação inclusiva tanto na rede pública da educação básica do Vale do Aço como no Unileste. Tem por objetivo oferecer oficinas para os professores da rede pública no sentido de construir material pedagógico inclusivo, elaborar propostas pedagógicas colaborativas e inclusivas referentes à alfabetização, letramento, matemática, ciências, biologia, história, geografia e química. Nesse sentido, se preocupa em oferecer também, oficinas para os alunos com deficiência, graduandos do Unileste, com conteúdos de interesse. O projeto conta com a participação das professoras do Centro Universitário, Tereza Cristina Monteiro Cota, Isabela Crespo Caldeira, Glória Soares Dias Vitorino e Stela Maris Bretas.

Serviço

Minicurso: A  correção da escrita de surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras - Glória Dias Soares Vitorino

Minicurso: Estudo teórico-prático sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): conceito, função e estrutura - Stela Maris Bretas

Data e horário: 15 de setembro | das 15h às 18h

Local: Bloco B, salas 102 e 103


© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056 - (31) 3846-5500
Campus Ipatinga: Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, 35160-215 - (31) 3846-5500