Encontrão Pré-universitário reúne mais de 2 mil estudantes do Leste mineiro

Publicado em 05/10/2017

Realizado pelo Unileste, evento promoveu mais de 60 atividades diferentes e lançou o primeiro Curso de Medicina Veterinária da Região

Escolher uma carreira profissional não é uma tarefa fácil, e esse é um momento importante e decisivo para muitos jovens do Ensino Médio. Pensando em auxiliá-los na escolha vocacional, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), abriu suas portas aos estudantes do Leste de Minas interessados em ingressar no ensino superior por meio de seu tradicional Encontrão Pré-universitário, realizado no último sábado (30). O evento reuniu cerca de 2.300 alunos de 32 escolas cadastradas.

Visitantes de 16 cidades do Leste do Estado tiveram a oportunidade de acompanhar mais de 60 atividades em diferentes áreas de ensino superior, atrações cultuais, esportivas e sociais, bate-papo com coordenadores e universitários. A programação, ocorrida de forma simultânea nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga, envolveu experiências práticas nos laboratórios dos 23 cursos de graduação da Instituição.

Para a docente do Curso de Enfermagem, Maione Paes, a ação é “uma oportunidade espetacular para ajudar os jovens que ficam indecisos quanto ao curso de escolha. Quando a Universidade abre suas portas para acolher esses estudantes e dá condição de orientação sobre carreira profissional, o resultado é positivo”, avalia. A professora ainda reitera que as atividades experimentais chamam a atenção dos participantes e alinham expectativas vocacionais na hora da decisão.

A estudante de Coronel Fabriciano Laila Duarte, de 17 anos, teve a chance de acompanhar as atividades do curso de Odontologia, área de afinidade e interesse da pré-vestibulanda: “Quando você chega ao Encontrão e consegue ver tudo sobre as áreas, ajuda no processo de decisão, abre a mente quanto às possibilidades e nos dá a oportunidade de trocar ideia sobre o curso com os alunos e professores”, afirma. Para Laila, o encontro também auxilia na percepção do autoconhecimento e a defender escolha e vocação.

Atividades interativas

Dentre a programação, algumas ações chamaram a atenção dos participantes, como: as aulas de zumba, simulação hospitalar e de resgate na área da enfermagem; exercícios de reabilitação cardiovascular, produção de tijolos biológicos e de biodiesel, experimentos de química e física, produção em estúdio de rádio e TV, entre outros.

Cássio Denis, 16, veio de São Domingos do Prata e ficou impressionado ao se deparar com os animais do laboratório de Biologia que está estudando em sala de aula: ”Achei muito interessante encontrar os animais que vi nos livros no Laboratório de Invertebrados. Ainda estou com dúvidas sobre qual área escolher, mas a carreira em Ciências Biológicas foi o que me chamou a atenção”.

Novo Curso

Na edição 2017 do Encontrão, o Unileste lançou o seu mais novo curso da área da saúde, Medicina Veterinária, que será ofertado a partir do primeiro semestre de 2018, no campus de Coronel Fabriciano.

Com o evento, o Centro Universitário abre a Campanha para o Vestibular 2018 da Instituição e promove o ensino, a pesquisa e a extensão a fim de integrar universidade, comunidade e estudantes de ensino médio da Região.