Selo Responsabilidade Social do Unileste é renovado

Publicado em 09/10/2017

O reconhecimento pelas ações de desenvolvimento social no Vale do Aço foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES)

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) foi reconhecido, mais uma vez, por suas ações extensionistas em prol do desenvolvimento social da região do Vale do Aço. A certificação foi renovada por meio da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), que concedeu à instituição o selo de “Instituição Socialmente Responsável”. A honraria identifica as instituições que, a partir da educação, geram oportunidades de desenvolvimento social para a população por meio da disseminação do conhecimento e do respeito aos valores culturais da comunidade.

O Unileste mantém a Coordenação de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão, responsável por gerenciar todas as atividades extensionistas da Instituição. Por meio dela, cinco eixos principais estão ativos: Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável; Atenção à Criança e Adolescentes; Cultura, Arte e Lazer; Unileste Cidadã e Universidade para a Terceira Idade. Dentro de cada um desses eixos, existem projetos em várias áreas do conhecimento que levam à população, serviços e atividades que fomentam o desenvolvimento social a partir de práticas focadas no bem-estar coletivo.

Para o coordenador de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão, Leonardo Lima, “o selo mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Unileste, que tem realizado ações sociais junto à comunidade local e compartilhado conhecimentos adquiridos na academia”, analisa. Para o coordenador, as atividades vão de encontro à missão Institucional do Centro Universitário e ratifica o compromisso social do Unileste enquanto Instituição de Ensino Superior.

O Selo

Desenvolvido pela ABMES, o Selo de Responsabilidade Social (RS) tem a missão de mobilizar e sensibilizar as instituições de ensino a discutir ações extensionistas e sugerir atividades efetivas com foco no bem-estar social e desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. Em sua 13ª edição, mais de 850 instituições de ensino superior do Brasil aderiram à Campanha. O certificado tem validade de um ano.

Ações de Extensão no Unileste

No último ano, foram desenvolvidos 34 projetos em diversas áreas do conhecimento que conciliam atividade acadêmica e interação com a comunidade. As atividades foram desempenhadas sob a supervisão de 80 professores, auxiliados por mais de 750 alunos e contou ainda com a colaboração de instituições parceiras. Ao todo, 18.113 pessoas da comunidade foram beneficiadas pelas ações do Unileste. Para saber mais sobre os projetos e como fazer parte das ações, acesse o site www.unilestemg.br/extensao/participar ou entre em contato pelo telefone: (31) 3846-5515.