Segunda edição do "Grandes autores, grandes biografias", do Unileste

Publicado em 07/11/2017

O Unileste, por meio do curso de Direito, realiza a segunda edição do "Grandes autores, grandes biografias" nesta sexta-feira (10), às 19h, no Auditório Padres do Trabalho. Os docentes Bruno Ribeiro Machado e Luís Antônio da Silva apresentam a biografia de Hannah Arendt e Boaventura Sousa Santos, considerados pilares do Direito atual. Os participantes receberão cinco horas complementares mediante inscrição realizada por meio do Aluno Online.

De acordo com Wallace Carvalho Costa, coordenador do curso de Direito do Unileste, trata-se de um evento que tem como objetivo resgatar grandes autores do mundo literário. “É uma forma de contribuir para o aprimoramento científico e jurídico dos estudantes de Direito e da comunidade acadêmica do Vale do Aço”, explica o decente.

Para Luiz Antônio, “essas análises contribuem para compreendermos o cenário atual”, reflete ressaltando que o evento é importante para que o aluno perceba as mudanças e consiga avaliar o cenário político e social do país.

O professor Bruno Ribeiro ainda complementa que tanto o debate das ideias de Hannah Arendt quanto o de Boaventura de Sousa Santos são imprescindíveis ao atual momento político, tendo em vista o ressurgimento do discurso extremista e totalitário. “Esses discursos tendem a infringir os direitos humanos, além das ideias que tendem a abolir ou impossibilitar a participação de setores que pouco ou nunca foram considerados na formação política”, analisa.

Boaventura Souza Santos e Hannah Arendt

Nascido em Coimbra, Portugal, o sociólogo Boaventura é diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Seus temas de pesquisa envolvem: sociologia do direito, democracia, globalização, movimentos sociais, direitos humanos, entre outros.

Já a filósofa política alemã de origem judaica, Hannah Arendt, é conhecida como a pensadora da liberdade. Estudou a formação dos regimes autoritários do século XX – nazismo e comunismo – e defendeu os direitos individuais.

Evento: "Grandes autores, grandes biografias"

Data: 10/11/2017

Local: Auditório Padres do Trabalho, campus Fabriciano

Vagas limitadas à capacidade do auditório