Projeto de Extensão reúne gestores e professores da educação básica de Fabriciano

Publicado em 09/11/2017

Projeto de extensão do Curso de Pedagogia “Cidadania em ação nas escolas: protagonismo estudantil” realiza encontro com gestores e professores da educação básica de Coronel Fabriciano para entregar resultados do projeto. O encontro ocorre nesta sexta-feira (10), a partir das 14h, na Brinquedoteca do Unileste, localizada no Bloco U, campus Fabriciano.

O evento discute as temáticas atravessadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCs), como os direitos humanos, educação para relações étnico-raciais, equidade de gênero, ética, cidadania e valores na escola, além de realizar a entrega do material produzido durante a pesquisa: jogos pedagógicos, banners, cartilhas e folders sobre os temas abordados.

Desenvolvido desde 2015, o estudo envolve alunos de 11 a 17 anos e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da autonomia do seu público. Com oficinas pedagógicas, o estudo possui resultados parciais, mas que revelam a complexidade que envolve a dinâmica escolar, os diversos desafios encontrados no processo de sua vigência nos ambientes escolares e sinalizam a necessidade de parcerias entre escolas e as instituições de Ensino Superior, responsáveis por atividades extensionistas.

Além disso, o estudo busca contribuir na resolução dos desafios e necessidades vivenciadas no ambiente escolar para auxiliar na formação humana e cidadã dos jovens. O projeto é coordenado pela professora do curso de Pedagogia da Instituição, Maria Luciana Brandão Silva, tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e contribuição dos alunos de graduação do Unileste.