Projeto pedagógico promove debate sobre a educação básica

Publicado em 13/11/2017

Na última sexta-feira (10), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) reuniu gestores e professores da educação básica do Valo do Aço para apresentação de resultados do projeto de extensão “Cidadania em ação nas escolas: protagonismo estudantil”, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Instituição.

O estudo, que busca contribuir na resolução dos desafios e necessidades vivenciadas no ambiente escolar para auxiliar na formação humana e cidadã dos jovens, abordou temáticas como: direitos humanos, educação para relações étnico-raciais, equidade de gênero, ética, cidadania e valores na escola.

Durante o evento foi entregue para as escolas o material produzido durante a pesquisa: jogos pedagógicos (tabuleiro, bingo, dominó, entre outros), banners, cartilhas e folders sobre os temas abordados. Com representantes de cinco instituições educacionais diferentes da Região, os participantes tiveram também a oportunidade de testar os jogos que pretendem estimular o conhecimento e autonomia das crianças e adolescentes que irão usufruir dos materiais. “O material só vem a enriquecer, pois a criança passa a ser protagonista de sua aprendizagem e se torna mediador do debate junto aos colegas. O material é um avanço para a educação e facilita muito na aprendizagem, por trazer conteúdos importantes de forma leve e lúdica”, aponta a participante Márcia Nunes, diretora da Escola Municipal de Timóteo.

Para a professora do curso de Pedagogia e integrante do Projeto, Marlene de Araujo, a pesquisa e seus desdobramentos são importantes, pois “reflete o compromisso da educação superior com a sociedade. Esperamos que os trabalhos e vertentes auxiliem para uma formação continuada dos professores e aos alunos participantes”, avalia.

Saiba mais:

Desenvolvido desde 2015, o estudo envolve alunos de 11 a 17 anos e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da autonomia do seu público. Com oficinas pedagógicas, o estudo possui resultados parciais, mas que revelam a complexidade que envolve a dinâmica escolar, os diversos desafios encontrados no processo de sua vigência nos ambientes escolares e sinalizam a necessidade de parcerias entre escolas e as instituições de Ensino Superior, responsáveis por atividades extensionistas.

Coordenado pela professora do curso de Pedagogia do Unileste, Maria Luciana Brandão Silva, o projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e contribuição dos alunos de graduação do Unileste.