Unileste entrega certificado aos alunos do projeto Matemática em Ação
Publicado em 21/11/2017

Nesta quarta-feira (22), a partir da 14h, será realizado o encerramento do projeto de extensão “Matemática em Ação”, uma iniciativa dos professores do Núcleo de Matemática, da Escola Politécnica, e curso de Pedagogia do Unileste. O evento, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, acontece no Teatro João Paulo II e conta com a apresentação da banda Encantar, exposição dos resultados do projeto, além da entrega simbólica dos certificados aos alunos participantes.

De acordo com Marco Antônio Brasil, docente dos cursos de engenharia do Unileste, o projeto procura estabelecer relação de cooperação entre alunos e professores da Educação Superior e Ensino Fundamental. “As atividades contribuem na formação básica, em Matemática, das escolas públicas do Vale do Aço e promove espaço de debate, proposição e elaboração de metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas”, ressalta.

O professor acrescenta ainda que o projeto atendeu aproximadamente 280 alunos de quatro escolas diferentes, sendo duas estaduais e duas municipais. “Os resultados obtidos tiveram êxito porque, a partir de 2018, a prefeitura de Ipatinga pretende dar continuidade ao projeto.”, conclui.

O Projeto

Criado em 2013, o Matemática em Ação conta com a participação de professores orientadores, alunos extensionistas e estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais e estaduais do Vale do Aço. O projeto trabalhou as fragilidades na compreensão de fundamentos da matemática e preparação dos estudantes para exames, como Enem, concursos e vestibulares.

Atualmente, o projeto atende a E. E. Dr. Geraldo Perlingeiro Abreu, de Fabriciano, e três escolas de Ipatinga: E. M. Padre Bertoldo, E. E. Dr. Ovídio de Andrade e E. M. Márcio Andrade Guerra. As atividades são feitas nas escolas parceiras e por meio de oficinas (que envolvem objetos virtuais) nos laboratórios de informática do Unileste. Nos encontros, os conteúdos são trabalhados por meio de exposição oral, material impresso e resolução de exercícios.