Alunos do Unileste são premiados em evento da Aperam
Publicado em 07/12/2017

Os alunos Jairo Ferreira, do curso de Engenharia Química, e Matheus Costa, da Engenharia Mecânica, foram premiados no encerramento do “Projeto Aplicativo 2017”, da Aperam South America, no dia 30 de novembro. No evento, foram apresentados 18 projetos, nas modalidades banner e palco, que concorreram aos prêmios de Melhor Apresentação e Melhor Projeto.

Jairo venceu o prêmio na modalidade palco, com o trabalho intitulado “Método Instantâneo de Classificação de Eletrólitos para Decapagem Eletrolítica de Aços Inoxidáveis”, com a orientação do professor José Rogério de Oliveira Júnior, do curso de Engenharia Metalúrgica. O aluno destaca que a pesquisa científica com foco em aplicações de processo é uma excelente oportunidade de desenvolvimento das potencialidades acadêmicas e industriais. “O rigor da pesquisa científica fica mais dinamizado num ambiente de busca constante por inovações, na velocidade de um mercado cada vez mais competitivo”, reflete.

Já o estudante Matheus, conquistou o prêmio de melhor projeto na modalidade banner, pelo trabalho “Estudo do Comportamento em Corrosão Cíclica de Aços Inoxidáveis Utilizados em Sistemas de Exaustão Veicular”, sob a orientação da professora Djolse Dantas, do curso de Engenharia Química. Para Matheus, “o desenvolvimento do projeto foi um desafio desde o primeiro dia, devido ao fato de ser uma área totalmente nova em comparação ao meu campo de formação inicial”, afirma o aluno. Ele reitera que a vivência no centro de pesquisas da empresa durante o ano de 2017 foi de suma importância para sua carreira profissional e crescimento pessoal, além disso, o período serviu para confirmar sua aptidão para a pesquisa e nortear a sua carreira.

Projeto Aplicativo 2017

O Projeto Aplicativo 2017 faz parte do Programa de Estágio da Aperam, que contribui para a formação dos jovens por meio da qualificação técnica e a busca pela solução de problemas de maneira inovadora. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na academia por meio das experiências vividas no estágio e no desenvolvimento do projeto. O Aplicativo 2017 contou com 58 estagiários e 12 estudantes do Programa de Iniciação Científica, de diferentes instituições de ensino da região.