Pesquisadores do Unileste publicam artigo sobre poluição sonora
Publicado em 19/12/2017

O trabalho, desenvolvido por pesquisadores do Unileste, teve como objetivo estudar os riscos do ruído. A pesquisa, publicada na última edição da Revista Gestão Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, apresentou uma abordagem interdisciplinar envolvendo os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Segurança do Trabalho, coordenada pela professora Marluce Queiroz.

Para a docente, a motivação do estudo “Avaliação do ruído ambiental em uma mineradora” se relacionou com as oportunidades de contribuição para a mitigação dos transtornos ambientais. “Os moradores residentes nas proximidades do empreendimento foram entrevistados e apresentaram queixas pertinentes à poluição sonora classificando-a como intolerável, provocando dor de cabeça e irritação. Nesse sentido, os resultados técnicos alcançados podem subsidiar a tomada de decisão dos gestores e poder público”, avalia. A investigação foi realizada em uma empresa do ramo de mineração, localizada na cidade de Brumadinho, município que integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para o egresso do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e um dos autores do artigo, Luiz Otávio Brant, “O trabalho viabilizou a elaboração de propostas objetivas para o controle do risco, tais como, enclausuramento de máquinas ruidosas e especificação técnica de protetores auditivos”, aponta.

“O nosso curso permite aos egressos efetiva aptidão em relação ao entendimento dos requisitos inerentes à avaliação dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente com proposições mitigadoras”, avalia a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Rosângela Paranhos.

Revista de Gestão Industrial

A Revista Gestão Industrial tem como missão divulgar pesquisas científicas e tecnológicas da área de engenharia de produção e áreas correlatas. A revista recebeu o selo de qualidade científica da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Leia o artigo na íntegra aqui!