Laboratório de Responsabilidade Social apresenta Planejamento Estratégico da DuPERD
Publicado em 19/12/2017

O Laboratório de Responsabilidade Social, uma disciplina do curso de Administração do Unileste, entregou mais um projeto na noite desta segunda-feira (18) à Associação Amigos do Parque Estadual do Rio Doce (DuPERD). O planejamento estratégico da Organização foi elaborado pelos alunos do curso: Guilherme Januário Ferreira Silva, Gleydson Glória dos Santos, José Gomes de Souza e Marco Túlio Gomes Campos, que desenvolveram ações na área de gestão, focando na aplicabilidade dos processos.

A professora da disciplina, Betinna Tassis, explica que os alunos tiveram que criar uma empresa de consultoria fictícia -TransFormar Consultoria e Desenvolvimento Social -, para acompanhar e prestar serviço ao negócio escolhido. “O trabalho dos alunos passou por mensuração de dados e conhecimento do negócio para análise e planejamento das estratégias. Eles criaram uma identidade organizacional para a ONG, que até então não tinha, mensuraram indicadores e criaram todas as estratégias a partir das demandas da DuPERD”, conta.

Para a presidente da Associação, Andreise Coelho, o trabalho dos estudantes “deu um direcionamento à DuPERD. Eles foram lá, fizeram o diagnóstico e deram soluções palpáveis para o modelo em que a nossa ONG se encaixa. Agora fica fácil aplicar o planejamento e melhorar os resultados”, avalia.

Para os alunos, a disciplina simula muito bem a consultoria na área de gestão de negócios e dá condições para que os alunos saiam preparados para o mercado de trabalho. Dentro do projeto, também foram definidos estratégias de marketing digital, captação de recursos, amenização de impactos ambientais, entre outros.

DuPERD

A Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce, criada em 12 de julho de 2003, é certificada como utilidade pública do estado de Minas Gerais, dos municípios mineiros de Marliéria, Timóteo e Dionísio e reconhecida como Entidade Ambientalista Estadual e Nacional. A entidade possui parceria de longa data e estratégica com o Parque Estadual do Rio Doce (PERD), além de promover ações ambientais que visam à disseminação da consciência ambiental e o fomento  do empreendedorismo nas comunidades do entorno do PERD.