Curso de Arquitetura do Unileste realiza intervenção urbana em Fabriciano
Publicado em 16/03/2018

Alunos do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizam na manhã deste domingo (18), dois eventos para os moradores do bairro JK, em Coronel Fabriciano: o Mobiliza JK e a banca Limonada da Júlia. As ações fazem parte do Projeto Integrador do semestre, orientado pela professora Kênia Barbosa.

O Projeto visa elaborar uma intervenção urbanística e paisagística no bairro para melhoria do ambiente e o desenvolvimento sustentável da área. Nesta etapa, os alunos irão realizar atividades junto à população que mora, trabalha e estuda na região para produzir uma leitura comunitária do local, observando problemas, qualidades e conflitos.

Para a professora Kênia Barbosa, “os eventos contribuem para que os alunos possam interagir com a comunidade e colher informações do território, com a visão dos próprios moradores. Isso permite a instrumentalização para as etapas seguintes do projeto”, afirma.

Durante todo o semestre, os estudantes acompanharão o bairro para a finalização do projeto com uma transformação urbana. As atividades envolvem os moradores e incentivam a coletividade, o pertencimento e a importância da preservação e respeito ao meio ambiente e aos espaços coletivos.

O evento

A corrida rústica Mobiliza JK será realizada às 9h30, na Avenida Cananéia, próximo ao nº 22. As inscrições podem ser feitas até o domingo (18), às 9h, no local. Os participantes concorrem a R$300 em tatuagem e a um mês de treino funcional. Já a banca Limonada da Júlia ocorre das 9h às 12h, na esquina da rua José Furtado de Assis com a Cananéia. Na oportunidade, os moradores poderão saborear uma deliciosa limonada oferecida pelos alunos.