Atendimentos gratuitos para Declaração de Imposto de Renda no Unileste
Publicado em 02/04/2018

O Núcleo de Assistência Contábil e Fiscal - NAF, projeto de extensão desenvolvido pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), realiza serviços gratuitos à comunidade para Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF 2018). O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, no campus Coronel Fabriciano. Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para enviar documento à Receita Federal.

Além de proporcionar aos alunos do curso de Ciências Contábeis o contato com a prática profissional, para o professor Jens Erik Hansen, responsável pela supervisão das atividades, a iniciativa “facilita os trâmites para aqueles cidadãos que têm obrigação de declarar os impostos por terem recebido rendimentos tributáveis cuja soma anual ultrapassou os R$ 28.559,70”, conta. O professor ainda reitera que só será elaboradaa declaração para aqueles contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis de até R$ 40 mil, no ano de 2017.

Neste ano, estão obrigados a declarar também quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil, assim como quem teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, e quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na transferência de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, dentre outros itens.

Par usufruir do serviço de elaboração gratuita da Declaração de Imposto de Renda é necessário que o contribuinte vá até o NAF e esteja munido dos seguintes documentos: cópia da última declaração (se tiver); comprovantes de rendimentos, inclusive dos dependentes; comprovantes de pagamentos de escola, planos de saúde, despesas médicas e odontológicas e planos de previdência privada; extratos bancários com a posição patrimonial do contribuinte no início e ao final do exercício; documentação que comprove os bens a serem declarados, bem como seus valores de aquisição ou venda dentro do exercício (nº de inscrição do imóvel no IPTU e para os veículos o nº do RENAVAM; comprovação da posição financeira de dívidas existentes (financiamentos, empréstimos, etc.); dados dos dependentes (nome, vinculação, data de nascimento e CPF); em caso de algum rendimento em virtude de sentenças judiciais, levar o comprovante; caso seja autônomo, levar os rendimentos e também os comprovantes de pagamento de previdência oficial (necessário nº do PIS).

Atendimento
Os interessados pelos serviços do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Unileste (NAF) devem comparecer ao setor de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na sala V-109, no campus Universitário de Coronel Fabriciano. Durante o atendimento, será solicitado ao contribuinte que assine um termo em que constará a relação dos documentos apresentados, responsabilizando-se pela veracidade de todas as informações repassadas. Outras informações pelo telefone (31) 3846-5601.