Curso de Odontologia aplica nova metodologia de avaliação
Publicado em 12/04/2018

Nesta quinta-feira (12), alunos do 5º período de Odontologia realizaram a prova integradora do curso, que passou a utilizar uma nova metodologia para avaliação de competências clínicas: o modelo OSCE – Exame Clínico Objetivo. A novo método é considerado um dos modelos mais confiáveis para simulação de atendimentos clínicos no mundo, no qual são analisados comportamento, domínio e habilidades dos estudantes durante a execução das tarefas necessárias para a resolução de diversos casos.

Para a coordenadora do curso, Erika Storck, o exame é muito importante, porque “como metodologia ativa, permite que o aluno se torne protagonista do processo de ensino-aprendizagem e nós, professores, conseguimos ver como é o desenvolvimento do estudante ao longo do curso. Além disso, é importante a aplicação desses novos recursos de ensino e avaliação para já familiarizar os nossos alunos com relação à aplicação do Enade. Muitos podem se sentir intimidados com o exame, mas o modelo OSCE também é uma forma de prepará-los para a atividade avaliativa do Ministério da Educação (Mec)”, aponta.

Durante o teste, realizado no Laboratório de Anatomia da Instituição, os estudantes foram distribuídos às mesas do espaço onde, em cada uma delas, apresentava uma questão que deveria ser respondida com tempo cronometrado. Assim, cada aluno passou por várias mesas e pode contar com o auxílio de peças laboratoriais e imagens de raios x para análise da questão.

Segundo a estudante Hosineyde Carvalho, o novo método utilizado foi importante para que os alunos consolidassem os conhecimentos aplicados em sala de aula. “Tudo o que foi pedido na prova foram temas tratados conosco durante o decorrer do curso. A avaliação foi um desafio com relação tempo para resolução das questões, mas foi importante para que nós pudéssemos perceber nossas fragilidades e demonstrar os conhecimentos adquiridos”, analisa a estudante.