Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública no UnilestePublicada em 12/8/2014 às 11h33

Genésio Zeferino, reitor do Unileste, e Thales Rezende,
diretor da ARMVA

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, uma audiência pública em que será apresentada a leitura comunitária dos diagnósticos por eixo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). O evento será realizado no Teatro João Paulo II e será presidido pelo deputado Paulo Lamac (PT), em parceria com Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e o Unileste.

Durante a audiência serão apresentados pelos seus respectivos coordenadores os diagnósticos dos eixos Ordenamento Territorial, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social (Saúde, Habitação, Trabalho/Emprego) e Arranjo Institucional.

De acordo com Thales Rezende Coelho Alves, diretor geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), a audiência é mais uma instância de fomento do desenvolvimento do Vale do Aço.

“A audiência cumpre uma determinação do Termo de Referência utilizado na contratação do Unileste pela Agência RMVA, como representante do Governo de Minas nesta região. Mas, além disso, é mais uma oportunidade de ampliação da participação de toda a sociedade civil organizada e dos representantes dos poderes constituídos, seja em âmbito estadual e municipal na construção deste plano para que tenhamos, ao final, retratado o que existe e o que será planejado de forma integrada para a RMVA e que isso seja feito a partir dos anseios de nossos representantes locais”, explica.

Para Thales, o plano vem se desenvolvendo de forma muito objetiva e com a participação de instituições organizadas, comitês de acompanhamento, representantes do comércio, da indústria e da sociedade em geral. “O que era uma abstração jurídica, hoje já mostra conquistas efetivas para o Vale do Aço e já há o reconhecimento de que as entregas dos produtos do PDDI serão de grande valor para o planejamento e desenvolvimento desta região”, ressalta.

Segundo ele, a expectativa para o evento são as melhores possíveis. “Com essa audiência espero que possamos acrescentar a este trabalho novas propostas que depois de apreciadas poderão compor o PDDI”, conta.

O evento terá como dinâmica a leitura comunitária dos diagnósticos por eixo temático, seguida de um espaço de debate para esclarecimentos e questionamentos dos presentes. O professor Roberto Alves Caldeira Júnior fará a exposição do eixo Ordenamento Territorial; Marcílio dos Reis Cardoso do eixo Meio Ambiente; Rogério Braga de Assunção, do eixo de Mobilidade Urbana; Carlos Eduardo Ferreira, do eixo de Desenvolvimento Econômico; Alessandra Sampaio Chacham, do eixo de Desenvolvimento Social e Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho, do eixo de Arranjo Institucional.

Serviço
Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano
Horário: 9h às 17h30
Data: 13/08/2014 – quarta-feira

Clique aqui e assista aos desdobramentos da audiência

<< voltar
Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, Coronel Fabriciano/MG - 35170-056 - Bloco S - (31) 3846-5557
© 2013 PDDI - Todos os direitos reservados