Unileste oferece capacitação para os municípiosPublicada em 23/10/2014 às 13h47

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), oferece nesta sexta-feira (24), das 8h30 às 12h, no bloco F, um curso de capacitação em Sistema de Informação Cartográfica (SIG) para gestores das quatro prefeituras da região Metropolitana do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. O SIG é um conjunto integrado de software e hardware para aquisição, armazenamento, estruturação, manipulação, análise e exibição gráfica de dados espacialmente referenciados pelas coordenadas geográficas.

O curso tem como objetivo orientar as equipes da administração pública a lidar e manipular os dados levantados pela equipe do PDDI em toda a região do Vale do Aço. Esse material será fundamental para as prefeituras na sua modernização, auxiliando na localização geográfica das informações alfanuméricas e fenômenos diversos que ocorrem nos limites dos municípios, garantindo a efetivação da legislação municipal e fornecendo subsídios para a implementação de políticas públicas e de planejamento em nível metropolitano.

Depois da criação pelo governo do Estado de Minas Gerais da Agência Metropolitana do Vale do Aço, o PDDI configura-se como o instrumento mais importante para consolidar políticas públicas integradas para a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). O PDDI aborda as funções públicas de interesse comum divididas em seis eixos temáticos: (I) ordenamento territorial, (II) mobilidade, (III) meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, (IV) desenvolvimento social, (V) desenvolvimento econômico e (VI) arranjo institucional.

Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, Coronel Fabriciano/MG - 35170-056 - Bloco S - (31) 3846-5557