Unileste recebe palestra sobre Estatuto das MetrópolesPublicada em 04/2/2015 às 14h22

Em continuação ao projeto de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço realizam, nesta quinta-feira (5), a palestra intitulada “O Estatuto das Metrópoles e suas implicações para a Região Metropolitana do Vale do Aço”. O evento é aberto ao público e ocorre às 19h, no teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano.

A palestra será proferida pelos geógrafos Nathan Belcavello de Oliveira e Bárbara Oliveira Marguti. A Lei 13.089, de 12 de janeiro de 2015, chamada de Estatuto da Metrópole, sancionada pela presidente Dilma Roussef, estabelece diretrizes gerais para o planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas.

Depois da criação pelo governo do Estado de Minas Gerais da Agência Metropolitana do Vale do Aço, o PDDI configura-se como o instrumento mais importante para consolidar políticas públicas integradas para a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). O PDDI aborda as funções públicas de interesse comum divididas em seis eixos temáticos: (I) ordenamento territorial, (II) mobilidade, (III) meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, (IV) desenvolvimento social, (V) desenvolvimento econômico e (VI) arranjo institucional.

Sobre os palestrantes

Bárbara Oliveira Marguti é geógrafa pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (2012). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: uso da terra, governança metropolitana, gestão urbana, transportes e saneamento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA.

Nathan Belcavello de Oliveira é geógrafo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004/2006). Geógrafo no Ministério das Cidades (desde 2006) e Analista de Infraestrutura (desde 2013), especialidade em Desenvolvimento Urbano. Participante no processo de tramitação e debate do Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089) no Congresso Nacional. Professor de Geografia da Carreira Magistério Público do Distrito Federal (desde 2009) e pesquisador associado a Grupos de Pesquisa do Brasil e Argentina.

Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, Coronel Fabriciano/MG - 35170-056 - Bloco S - (31) 3846-5557