Apresentação
A Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica apresenta os Anais Eletr&ocirCnicos da IX Semana de Iniciação Científica, que no ano de 2008 aborda a temática “Conhecimento: Base para o desenvolvimento sustentável.”

Os anais apresentam a programação do evento, bem como a publicação dos resumos, com a pretensão de divulgar as atividades realizadas, para a comunidade interna e externa e potencializar o trabalho realizado pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste-MG.

A Semana de Iniciação Científica do Unileste-MG é promovida anualmente, desde 1999 com a implantação do Programa de Iniciação Científica – PIC. No ano de 2003, a Instituição passou a contar com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG no fortalecimento da Iniciação Científica.

Face à responsabilidade que o do Unileste-MG tem perante a comunidade, é nosso entendimento que a investigação científica deve contribuir para a compreensão deste importante tema, abrindo-se a novos discursos e práticas, com perspectivas de novas vias para atuação profissional que tem que se renovar a cada instante, respondendo a cada momento aos desafios que o tempo traz. É importante entender o ambiente não apenas como entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econ&ocirCmicos e políticos inter-relacionados.

Nesta IX edição do evento o tema abordado será “Conhecimento: base para o desenvolvimento sustentável”. De acordo com a definição da Organização Mundial, o Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades.

Para a Região Metropolitana do Vale do Aço, reconhecida como pólo siderúrgico nacional e internacional, este tema representa uma importante oportunidade de discussão do papel das instituições de ensino como parceiro fundamental para nortear as ações de desenvolvimento regional com sustentabilidade.

A Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica e a Direção de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão agradecem aos professores e alunos do Unileste-MG e a todos que participaram desse evento.

Profª Dra. Carla de Aredes Brum
Coordenadora da Pesquisa e Iniciação Científica / Unileste-MG