Topo
Artigos
NEV > Artigos

MUDANÇAS NOS TRABALHOS E POSTURAS DE DOCENTES DOS CURSOS PRESENCIAIS PROVOCADAS PELA EAD
Maria Aparecida de Faria Gomes
Joubert Roberto F. Fidelis
Maria das Graças Gonçalves Pinho
Tereza Cristina Monteiro Cota

RESUMO
Esta comunicação tem como objetivo relatar a experiência de professores do Núcleo de Educação Virtual do Unileste sobre elaboração de material didático e tutoria em Cursos de Educação a Distância. Apresentam-se alguns conceitos vinculados ao saber docente nessa modalidade de educação, bem como o curso de Capacitação Docente em EAD e as discussões geradas a partir desse.

Palavras chave: Aprendizagem em Rede, Tutoria, EAD, Formação Docente

NOVAS TECNOLOGIAS: ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Maria Aparecida de Faria Gomes
Maria do Rosário de Fátima Rodrigues

RESUMO
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência em educação a distância do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, através do Núcleo de Ensino Virtual. Inicialmente traça-se um breve histórico da educação a distância no mundo e no Brasil - regulamentada na LDB vigente e revitalizada com as novas tecnologias. A experiência é descrita e comentada, a partir de referências bibliográficas. Inaugurada com o curso de capacitação docente, oferecido aos professores da Instituição, partiu da elaboração do tópico linguagem linear e referenciada, em co-autoria com a Univir-MG (Universidade Virtual de Minas Gerais), resultando em projetos de cursos online. Destes, foi desenvolvido o curso de escrita teclada; instrumental, ministrado a professores e alunos das licenciaturas, para utilização das novas tecnologias da informação nas atividades acadêmicas. Foi oferecido na modalidade semipresencial, com atividades interativas através da Internet e encontros presenciais.

Neste momento o curso se encontra em avaliação, como parte integrante de uma monografia. Devido os aspectos instrumentais e operatórios do referido curso, optou-se por adaptá-lo em formato de CD, com critérios aplicados na elaboração de softwares educativos. Atualmente está sendo idealizado o layout do CD, observando os critérios de estética, navegabilidade, vocabulário, interatividade, concepção de aprendizagem interacionista, coerência, qualidade e quantidade das imagens, direitos autorais e consistência do conteúdo. Finalizando, os diferentes momentos da experiência relatada sinalizam as possibilidades da educação a distância e das novas tecnologias, como alternativas na formação continuada. Considerase que o maior desafio é continuar aprendendo e a educação a distância é uma modalidade que pode favorecer o educador dar continuidade à sua formação, pois espaço e tempo deixam de ser obstáculos, além de permitir a utilização de nova materialidade textual juntamente com artefatos tecnológicos inovadores.

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

Maria Aparecida de Faria Gomes

RESUMO
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência na formação continuada de professores em educação a distância do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, através do Núcleo de Ensino Virtual -NEV. Inicialmente traça-se um breve histórico sobre o NEV e posteriormente a experiência é descrita e comentada, desde elaboração do curso de Formação de Professores em EAD até os projetos de atividades, disciplinas e os cursos na modalidade semi-presencial, resultantes desse. O referido curso já foi oferecido para 3 turmas de professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Atualmente, optou-se por adaptá-lo para a plataforma TelEduc, pois considera-se que os recursos de interação e gerência dessa plataforma poderão facilitar e motivar a execução do curso na formação continuada docente. Considera-se que o maior desafio é continuar aprendendo. E a educação a distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem que pode favorecer ao educador continuidade à sua formação, pois espaço e tempo deixam de ser obstáculos; cria oportunidades para dialogar, expor experiências e construir conhecimentos colaborativamente.

Palavras chave: Formação continuada, EAD e formação docente, aprendizagem a distância.

LINGUAGENS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Maria Aparecida de Faria Gomes
Maria Luciana Brandão Silva
Roberto Abdala Júnior

RESUMO
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência em educação a distância no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, através do curso Linguagens Alternativas no Ensino de História. O referido curso foi oferecido para os alunos do Curso de História na modalidade semi presencial, com atividades interativas através da Internet e encontros presenciais realizados durante todas as semanas. Neste momento, devido os aspectos instrumentais e operatórios do curso, optou-se por oferecê-lo na modalidade virtual com quatro encontros presenciais. Inicialmente faz-se um relato de experiência em EAD seguido da apresentação do curso e finaliza-se, relatando os diferentes momentos da experiência que sinalizam as possibilidades da educação a distância e das novas tecnologias, como alternativas no ensino de história. Considera-se que o curso Linguagens Alternativas no Ensino de História, oferecido nas modalidades presencial e virtual constitui-se numa proposta inovadora, pois busca compreender, articular, utilizar música, imagens e novas tecnologias a fim de adquirir novas articulações e argumentações no ambiente ensino aprendizagem de História.

Palavras chave: História virtual, Linguagens alternativas, Ensino de História virtual, Educação a distância e o ensino de História.

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE AULANET E INSERÇÃO DO LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA NO ENSINO DE FÍSICA GERAL I – MECÂNICA NEWTONIANA PARA ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTEMG
Msc. Márcio José de Castro Justino
Juarez Junio Araújo de Oliveira
Msc. Ramon Cunha

RESUMO
O presente artigo, aborda um estudo sobre o tema Monitoria Virtual de Física I – Mecânica Newtoniana, inserida na Home Page do Aula Net . Em termos práticos, visa tirar virtualmente as dúvidas referentes a disciplina referida, através de enquetes lista de discussões sobre os assuntos e exercícios de interesse de cada aluno, e a exploração de um ambiente de aprendizagem voltado à construção de um conhecimento autônomo, criativo e embasado nos conceitos de educação a distância, ou seja, a busca em um site (Laboratório Virtual de Física) contendo softwares simuladores de fenômenos físicos, de modo que os alunos que demandem de rara ou nenhuma oportunidade extra classe, possam acessar práticas realizadas em laboratório real, disponibilizadas na Internet através de simulador.

Sendo então necessário mencionar a carência de um laboratório virtual de física na Internet como o proposto, justificando o incentivo na busca em um site com esse potencial inovador, que é uma página criada por comunidade acadêmica e não por Web Designer isoladamente.

Palavras Chaves: Aula Net; Laboratório Virtual de Física;

ACESSO RÁPIDO
© 2017 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Núcleo de Educação Virtual
Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056
Bloco K - 1º piso