Topo
GPET
NEV > GPET

Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GPET)

O Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GPET) foi constituído em maio de 2007 por professores doutores e mestres de diferentes áreas do conhecimento do Unileste. O GPET tem como objetivo pesquisar, discutir, analisar e aprofundar estudos sobre as interfaces da educação e tecnologias, mais especificamente, o que se refere à formação docente, educação a distância, teorias da aprendizagem, ambientes mediatizados de aprendizagem, metodologias de ensino e letramento digital, com vistas a ampliação de produções acadêmico-científicas em áreas afins.

Os estudos do GPET - cuja linha de pesquisa é “Educação e Tecnologias “- são norteados pela necessidade de discussões conceituais, políticas e práticas sobre estratégias eficazes de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Os ambientes mediatizados de aprendizagem são apontados como favoráveis à aprendizagem porque permitem ampliar os espaços de produção de conhecimento, considerando educadores e educandos como sujeitos sócio-culturais do/no processo de aprendizagem com a flexibilidade de tempo e espaço oferecidos pela rede.

Tomando essa questão como elemento fundante, o GPET funciona como um veículo catalisador de idéias, de troca de experiências entre grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais de áreas afins. Busca também incentivar a docentes do Unileste a desenvolver pesquisas com foco em áreas e subáreas da Educação e Tecnologias e participar de grupos oficiais de pesquisa.

Atualmente o Grupo desenvolve a pesquisa sobre o Letramento Digital dos Professores da Educação Superior do Vale do Aço. A referida pesquisa fomentada pela FAPEMIG – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – conta com a colaboração de dois alunos bolsistas, sendo uma aluna graduanda do Curso de Pedagogia e uma aluna da Ensino Médio de uma escola da rede Estadual de Ensino de Coronel Fabriciano.

ACESSO RÁPIDO
© 2016 UNILESTE - Todos os direitos reservados

Núcleo de Educação Virtual
Campus Coronel Fabriciano: Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário, 35170-056
Bloco K - 1º piso